terça-feira, 5 de janeiro de 2016

I Dare You 2.0 - Desafio Literário 2016

Atreva-se 2.0



O I Dare You (tradução: Eu Te Desafio) é um desafio literário que tem como objetivo incentivar a leitura de diferentes gêneros, fazendo com que o leitor expanda o seu conhecimento literário, aumente a sua lista de livros lidos, ou até leia aquele livro que está parado na estante por muito tempo.


O I Dare You (#IDAREYOUDL) é um desafio que foi originalmente proposto por três blogs literários em 2015. Porém, somente um destes permaneceu na ativa e hoje, em 2016 no comando da nave mãe temos a  Mari Martelote do blog Maravilhosas Descobertas, com suas duas ajudantes, Lisse que é colunista do Multiverso News e nossa querida Isabelle que cuida do social e Instagram. 

Criado em 2015, o desafio consistia em 12 temas literários para os 12 meses do ano, logo, 1 tema por mês. Diferente do que aconteceu, em 2016 ao invés de termos UM tema por mês, teremos TRÊS temas, da onde dentre eles você vai precisar escolher apenas um, que ficará sendo como a leitura obrigatória, continuando com a meta de um livro por mês (claro que vale ler mais de um livro por mês).


Os temas são simples, práticos e com muitas opções para vocês escolherem. Boa leitura!


1. Livro que ganhou de um amigo

Nessa categoria a sugestão é livre. O final do ano foi logo aí e com eles os presentes ganho de Natal, Amigos Secreto, Amigo Oculto etc que muitos participaram, ou então aquele livro que você ganhou de um amigo querido e que ainda não teve tempo para ler. É aqui que ele se encaixa.


2. Livro que se passe no verão
...

3. Livro assustador
Esse tema pode gerar controvérsias. Tem aqueles que gostam muito de terror, outros nem tanto, talvez gostem mais daqueles livros que tem um suspense investigativo, ou então um thriller psicológico para nos deixar bem ligados no que está acontecendo. Então, dependendo do que você goste, opte por um desses. Sentir calafrios são uma boa para refrescar nesse calor.


imagem do ano passado porque sim


1. Livro divertido
...

2. Um livro da TBR
o que é TBR? 

O TBR é uma abreviação da frase em inglês To Be Read, que para português é a nossa famosa lista dos livros Para Ler.

Vale fazer um TBR Book Jar? Vale. Eu vou fazer o meu e assim decidir o que ler. O que é um TBR Book Jar.




3. Livro com a sua inicial
...



1. + 300 páginas




2. Escrito por uma mulher
...

3. Capa feia
...

Abril


1. Comprou pela capa
...

2. Abandonado

O Silmarillion - J.R.R. Tolkien (hiatus)

3. Lançamento (do ano de 2016)
...

Maio

1. Prêmio Pultizer
o Prêmio Pulitzer é um prêmio norte-americano outorgado a pessoas que realizem trabalhos de excelência na área do jornalismo, literatura e composição musical. É administrado pela Universidade de Colúmbia, em Nova Iorque. Foi criado em 1917 por desejo de Joseph Pulitzer que, na altura da sua morte, deixou dinheiro à universidade. Parte do dinheiro foi usada para começar o curso de jornalismo na universidade em 1912.

Achou algo legal? Não! Então vamos abrir mais espaço para escolha.

Segundo: temos vários prêmios legais. Por exemplo: RITA ou RWA, e também o nosso brasileiríssimo Prêmio Jabuti.

...

2. Recomendado




3. Modinha
...

Junho

1. Nacional




2. Proibido
marquei bobeira nesse tema. Esse proibido não é por algo que acontece na história, como uma relação proibida etc, mas sim livros que foram proibidos em alguns países. Por exemplo, você sabia que Harry Potter, a série que vendeu mais de 400 milhões de cópias pelo mundo - e que fez crianças lerem livros com mais de 200 páginas - foi censurada nos Emirados Árabes Unidos por incentivar a bruxaria?

Veja outros títulos e os motivos pelos quais foram censurados AQUI e AQUI.

...

3. Capa linda




Julho

1. Clássico
vamos quebrar a cabeça um pouquinho? Obras clássicas estimulam mais o cérebro do que a literatura simples, gerando mais atividade cerebral... Quer saber mais, leia 100 livros essenciais da literatura mundial




2. Cabe no bolso
uma edição pequena, que caiba no bolso.

3. Policial
mistério, ação, mentiras, traições, revelações, suspense e até terror.

Agosto


1. Livro ilustrado
...

2. Romance
Tem amplo. Quase tudo é romance! E não estou falando só sobre o romance de amor. Praticamente todo livro que você tenha na estante seja romance.

3. Livro de Trilogia
Vamos terminar aquela série abandonada? Vamos, porque é preciso! E Vamos começar outra trilogia (mesmo você falando que não vai começar mais série nenhuma)? Vamos.




Setembro

1. Distopia
Sub-gênero da ficção científica, normalmente aqueles que trazem grandes reflexões sobre a humanidade.


2. Romance de banca
Nada mais do que aqueles livros que vendem em banca de jornal da editora Harlequin.

3. Colegial
Histórias que se passem na escola.


Outubro

1. Suspense 
No mês do halloween, não podia faltar aqueles livros que te prendem e você só consegue soltá-los depois que terminar de ler, tipo Dan Brown...

Estrela da Manhá de André Vianco

2. Chick-Lit
Livros de "mulherzinha", "Chick-Lit que é Chick-Lit brinca e estraçalha ironicamente com seus problemas diários e suas seguranças mais íntimas". São relatos do mundo moderno na qual você pode se relacionar, ou não. Leia mais AQUI.

Férias! de Marian Keyes

3. Relembre a infância
Tema pessoal que faça o leitor se lembrar de momentos de criança

Novembro

1. Ler em 1 dia
...

2. New adult
...

3. 1 palavra no título
...

Gostou do I Dare You 2.0 e quer participar também? Sem problemas. Não é preciso que você tenha um blog nem nenhum canal na web para participar. Basta que seja simples e puramente um leitor(a). É claro que há regrinhas à seguir (porque o mundo é feito de regras) e o regulamento se encontra no blog oficial do desafio, clicando AQUI.

Algumas observações relevantes:

- Não será obrigatório o envio da lista prévia de livros que serão lidos no desafio.
- Para completar o desafio é necessário ler obrigatoriamente 12 livros que tenham relação a um dos temas propostos em cada mês.
- As inscrições terão início no dia 01/12/2015 e é possível se inscrever até o dia 01/12/2016.
- Considerando contratempos e imprevistos, o I Dare You releva textos atrasados, porém certifique-se de não passar do tempo de entrega (31/12/2016).
- Há regras que só são consideradas aqueles que se inscreveram no I Dare You e estão de acordo. Para saber como se inscrever (e participar dos sorteios), ou saber mais do desafio e sobre as leituras e resenhas acesse o BLOG do desafio.
- Você pode usar a #IDY2 ou #IDAREYOUDL.

Uma boa leitura para todos!

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Gostar eu gostei, vou gostar mais ainda das resenhas, mas participar... Já sabe néh?!?! Desafio não é comigo!

    Pandora
    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  2. Eu acho esse projeto bem legal, mas não conseguiria participar já que... já faço coisa demais e a minha leitura é lenta :(

    Beijos e um ótimo 2016!
    Sussurro do Ar

    ResponderExcluir

Opinem, comentem, compartilhem, façam como o filme "A Corrente do Bem" e passe adiante!


E Por favor! Sem palavras de baixo escalão, ou que possa denegrir qualquer pessoa. Lembre-se, quem escreveu o post é uma pessoa igual a você (nem melhor e nem pior). Comentários deste tipo serão deletados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...