terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Jornada para Star Wars: O Despertar da Força - Marcas da Guerra

Star Wars: Marcas da Guerra - Chuck Wending - 2015 - 408 páginas - Aleph

O que aconteceu depois da destruição da segunda Estrela da Morte? Qual o destino dos remanescentes do Império Galáctico e dos antigos Rebeldes, agora responsáveis pela fundação da Nova República? Marcas da Guerra é o primeiro livro do cânone oficial a mostrar o que aconteceu depois do clássico Episódio VI: O Retorno de Jedi, dando pistas sobre o que podemos esperar da nova trilogia que se inicia com O Despertar da Força, a ser lançado em dezembro.
Nesse novo panorama galáctico, vamos descobrir que a guerra ainda não chegou ao fim... e que os traumas deixados por ela ainda serão sentidos por muito e muitos ciclos. Capitão Wedge Antilles, almirante Ackbar, almirante Sloane. o garoto Temmin e mãe, Norra Wexley, a caçadora de recompensas Jas Emari, o antigo agente imperial Sinjir: novos personagens e velhos conhecidos dos amantes da saga, que sempre estiveram envolvidos na luta, agora devem escolher o lado a que deverão jurar lealdade. Deverão colocar-se ao lado da Nova República, procurando estabelecer um novo governo democrático na galáxia? Ou juntar-se às fileiras imperiais, na tentativa de voltar ao poder absoluto depois das mortes dos lordes siths Palpatine e Darth Vader.


Trilogia Aftermath 1/3


Preparem os bolsos!, porque vão ser lançados mais de 20 títulos de Star Wars - entre romances, histórias em quadrinhos e livros infantis - para cobrir os 30 anos de história entre O Retorno de Jedi e O Despertar da Força. São os títulos que vem com o selo "Jornada para Star Wars: O Desperta da Força", que além de preservar a história, também vão fornecer "pistas, dicas e enigmas, sem revelar quais as peças do quebra-cabeça, fazendo com que os leitores possam especular sobre o novo filme." E na verdade, alguns desses livros já começaram a ser publicados por aqui, sendo cinco no total já: 4 pela Seguinte e 1 pela Aleph.

Em Star Wars: Marcas da Guerra, que se passa meses após a Batalha de Endor, somos apresentados à novos e velhos conhecidos. A segunda Estrela da Morte foi destruída, mas isso não quer dizer que o Império caiu... Os remanescentes do Império se reúnem no planeta Akiva, afim de discutir o futuro incerto para aqueles que não são aliados e nem simpatizam com os ideais de democracia da Nova República, enquanto o capital Wedge Antilles, ao fazer uma inspeção, acaba capturado pela almirante Rae Sloane (que aparece no romance Um Novo Amanhecer, também lançado pela Editora Aleph).

Claro que a história não é só isso. Durante toda a narrativa, somos apresentados a interlúdios - que apesar de serem um tanto irritante, são essenciais para a história -, onde por meio deles que Chuck Wending nos conta como a Guerra deixou Marcas por toda a galáxia, desde crianças órfãs até aqueles que não aceitam o retorno da democracia. E a vitória da Aliança Rebelde (agora Nova República) não significa que haverá um final feliz, já que as consequências ainda estão bastante visíveis. 

Tenho visto por aí e realmente é uma pena que muitos fãs/leitores não captaram a proposta do livro. O uso do selo 'Jornada para Star Wars: O Despertar da Força' não significa que vão utilizar as personagens do filme - menos um, que irá aparecer no filme e eu não vou contar quem é -, servindo bastante de preparação para o que vimos no filme. E sim, o livro deixa pistas (ainda não concretas), do surgimento da Primeira Ordem. É preciso também lembrar que é um livro bastante político, afinal, os dois lados da moeda estão tentando se reerguer de alguma maneira.


Tendo em vista isso, o leitor poderá ver que existem personagens dignos e muito bem trabalhados, tais como a própria almirante Sloane, que em certos momentos faz você se esquecer que ela é "do mal" e passe a respeitá-la. Norra Wexley é uma piloto rebelde que se vê divida entre o seu dever ou ficar com o filho que uma vez abandonou em prol da causa rebelde, representando exatamente o que o livro quis mostrar. Há inclusive, outros personagens que fazem a mesma coisa aqui, como a caçadora de recompensas Jas Emari, o ex-agente Sinjir. O mais curioso é que todos eles de alguma forma foram mudados pois estavam na Batalha de Endor, e embora sejam muitos personagens, cada um tem sua importância na narrativa, sendo tão bons quanto Norra e Sloane.

Acho que de todos os livros de Star Wars que eu já consegui ler até o momento, este se diferencia dos outros justamente por ser o mais descritivo de todos, nos cenários como pelos personagens, sejam eles humanos ou alienígenas, tanto que eu nem precisei apelar para o Sr. Google (como aconteceu em Kenobi, por exemplo).

Não leiam Marcas da Guerra achando que se trata do Episódio 6.5, mas sim como uma história que complementa o rico e extenso Universo de Star Wars. É somente uma pena que até o momento só tenha sido lançado o primeiro de uma trilogia, pois o autor realmente conseguiu ativar a curiosidade para o que esta por vir nos próximos livros. Mesmo que ele tenha fechado esse capítulo da história, ele deixou pontas soltas para o próximo. 

Foi revelado na New York Comic Con os títulos dos próximos livros da trilogia Aftermath, que são eles: Star Wars Aftermath: Life Debt e Star Wars Aftermath: Empire's End, serão lançados respectivamente em 2016 e 2017. Quero ler logo a continuação.

#AForçaDespertou nos livros também


Esse post faz parte do I Dare You 2.0 - Desafio Literário 2016, que possui três temas por mês, aonde só será preciso a leitura de um. O Tema 1 de janeiro é 'livro que ganhou de um amigo', seja ele de amigo secreto, amigo oculto e/ou de amigo querido. Como eu ganhei Marcas da Guerra de amigo secreto, é aqui que ele se encaixa

Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Esses livros de fãs tão conquistando um puta espaço com as narrativas!
    Tô com um livro de fã SW encostado e muita leitura atrasada mas esse super me interessa!
    | Sorteio do livro: "Como ter uma vida normal sendo louca" |
    | FB Page A Bela, não a Fera|

    ResponderExcluir

Opinem, comentem, compartilhem, façam como o filme "A Corrente do Bem" e passe adiante!


E Por favor! Sem palavras de baixo escalão, ou que possa denegrir qualquer pessoa. Lembre-se, quem escreveu o post é uma pessoa igual a você (nem melhor e nem pior). Comentários deste tipo serão deletados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...