terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Star Wars: Academia Jedi

Star Wars: Academia Jedi - Jeffrey Brown - 2015 - 176 páginas - Aleph

O jovem Roan Novachez está ansioso! Agora que terminou a escola primária, tudo o que ele deseja é se juntar aos amigos na Academia de Piloto. Mas seus planos vão por água abaixo quando ele descobre que foi rejeitado por essa escola e convidado a participar da "Academia Jedi". Agora, sob a tutela do Mestre Yoda e cercado por aliens, robôs e outros Jedi, Roan vai enfrentar todos os desafios comuns à idade, além de aprender diversas lições importantes, como utilizar a força, duelar com seu sabre de luz e o mais importante: dançar com uma garota.





Star Wars ao estilo Diário de um Banana


Star Wars: Academia Jedi é mais um dos lançamentos que a Editora Aleph fez em 2015 - fazendo também parte da mesma coleção que Darth Vader e Filho e A Princesinha de Vader.

Assim como os outros dois livros, Academia Jedi traz um estilo bastante cartunesco e em preto e branco, que aqui lembra bastante os livros da série Diário de um Banana, Diário de Uma Garota Nada Popular, Diário de um Zumbi de Minecraft etc, só que situado em uma galáxia muito, muito distante.

De forma descontraída, o livro narra o primeiro ano de Roan na Academia Jedi, junto de um Yoda senil e muitos outros personagens, cada qual divertido e engraçado à sua maneira. De longe, Roan é o mais popular do lugar (ou talvez seja, tendo entrado para a Academia Jedi tão velho). A narrativa traz as incertezas do garoto sobre conseguir ou não sentir (e utilizar) a força, sua adaptação ao lugar, bem como sua relação com outros personagens.

Aqui dá para ter uma ideia em qual época a história se passa

Por se tratar de uma história aos moldes de Diário de Um Banana, Academia Jedi é narrado em primeira pessoa (por Roan Novachez), com ilustrações que sugerem terem sido feitas pelo próprio Roan - inclusive, ao final da história há dicas para quem deseja escrever seu próprio diário.

O livro pode ser lido através de duas perspectivas. A primeira é a de introduzir as crianças ao Universo de Star Wars, uma vez que traz uma história original com diversas referências aos filmes, sem perder o ar ingênuo de ser criança. A segunda (que muito provável é abordada através de outros livros do mesmo molde) é tratar de problemas vividos por crianças e adolescentes, tais como vencer o bullying, a dificuldade de aprendizado etc, enfim, problemas que os pequenos possam viver ou estar vivendo.

Claro que a diversão é garantida e não é exclusiva para as crianças, mas também para os adultos. Sem contar que qualquer um pode se apaixonar pela arte de Jeffrey Brown, bem como se divertir com a história em si.

Assim como outras publicações da Aleph voltadas ao público infantil (e adulto), Academia Jedi também vem com um acabamento em capa dura, impressão em papel pólen (que não agride nosso olhos em lugares com bastante luz) e um cuidado que só a Aleph poderia ter: não utilizar nenhuma fonte na escrita do livro, sendo a tipografia para o português escrita à mão, no qual se assemelha bastante com a original.

Star Wars: Academia Jedi é uma ótima opção de leitura, seja pela sua infantilidade, seja por sua temática como também é uma ótima opção para aqueles que procuram por uma leitura rápida e extremamente agradável.

Academia Jedi possui outras duas continuações, que poderão ser lançadas por aqui em 2016.

"Faça ou não faça. Tentativa não há."


Esse post faz parte do I Dare You - Desafio Literário 2015, que possui 12 temas literários para os 12 meses do ano, baseados em datas comemorativas. Finalizando com chave de ouro, quem decide o que ler é o leitor, já que dezembro foi considerado o mês do gênero favorito. Esta foi a hora de terminar o ano com um sorriso no rosto por estar lendo o que ama e uma sensação de dever cumprido.

Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. É daqueles livros que eu e meus alunos gostaríamos de ler! A Aleph como sempre tem se aprimorado na arte de manter leitores apaixonados no mais completo estado de falência kkkk

    Pandora
    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir

Opinem, comentem, compartilhem, façam como o filme "A Corrente do Bem" e passe adiante!


E Por favor! Sem palavras de baixo escalão, ou que possa denegrir qualquer pessoa. Lembre-se, quem escreveu o post é uma pessoa igual a você (nem melhor e nem pior). Comentários deste tipo serão deletados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...