segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

I DARE YOU - Desafio Literário 2015

Atreva-se



O I DARE YOU consiste em completar 12 objetivos lendo um livro por mês, de acordo com o tema mensal no período de 1º de Janeiro à 31 de Dezembro de 2015. 

Depois do bem-sucedido Desafio Literário 2014, onde o objetivo era cumprir 12 dentre os 24 itens propostos, eu terminei com um saldo positivo (+) de 16 itens cumpridos - dos quais 1 ainda falta resenha (mas como o livro foi lido em 2014, está valendo).


O I DARE YOU (de acordo com o Google tradutor: atreva-se, ou eu te desafio) proposto pelo blog Vicio em Livros consiste em 12 temas literários, logo com um tema por mês. Estes temas foram baseados nas datas comemorativas do ano, como por exemplo: no mês do Dia dos Namorados (junho), o tema é romântico.... E por assim vai. E para nossa alegria, ou minha alegria, os temas já estão definidos.

Mas não pensem que o I DARE YOU vai ser assim tão simples. Durante todo o ano haverá desafios surpresas, feitos também de acordo com as datas comemorativas, que serão anunciadas somente no mês do desafio com um prazo de 15 dias para ler o livro do estilo. É por isso que isso é um desafio.

E os temas são:

Janeiro - Férias


Janeiro é o mês das férias. Festas, saídas, diversão e muito calor (de preferência, né?!). Para começar o I Dare You escolha um livro que tenha tudo a ver com férias. Lembre-se da praia, das baladas, ou até das horas perdidas atoa na frente do computador!

- O Guia do Mochileiro das Galáxias - Douglas Adams

Fevereiro - Comédia


Rá, precisamos mesmo explicar? Fevereiro é o mês da ALEGRIA! Muito carnaval para “metermos o pé na jaca”. E, dia 26, é dia do Comediante! Então, nesse mês escolha um livro que te faça sorrir e te deixe muito feliz!

Geek Girl - Holly Smale

Março - Chick Lit


Pensando no dia internacional da mulher não podíamos deixar de fora o tema Chick Lit. Vamos ler sobre mulheres fortes e independentes e dar valor ao sexo feminino.

Melancia de Marian Keyes

Abril - Young Adult


Abril é o mês dos jovens. Nesse mês temos vários dias dedicados a literatura infantil/infanto-juvenil, e com isso propomos que leiam livros Young Adult. Acreditem, eles podem ser tão bons quanto os mais maduros!

Quem é você, Alasca? de John Green

Desafio Especial: Literatura Nacional



Ele começara hoje, no dia 21/ABRIL e terminará no dia 30/ABRIL.
Como em abril há datas comemorativas relacionadas a "nacionais" como o Dia Nacional do Livro Infantil  (18/04) e o Descobrimento do Brasil (22/04), vamos fazer um especial para comemorar a literatura nacional.  Só leia um autor nacional ai.

Por mais que tenha conseguido um espaço significativo no mercado nos últimos anos (por conta de todos os blogueiros, eu tenho que dar o crédito a nós!)  ainda precisa de muito apoio e sofre muito preconceito.

A Garota das Cicatrizes de Fogo, de Ricardo Ragazzo

Maio - Histórico


Livros históricos tem tudo a ver com o mês de Maio. O mês é marcado por diversos dias históricos e nele propomos que você leia livros que retratem temas históricos, que fale sobre acontecimentos do passado que ficaram marcados, ou até mesmo que seja um clássico. Neste mês, vocês podem abrir mais as asas! Se gostar de romance, leia um romance histórico. Se gostar de sangue e guerras, este é um mês especial! 
Junho - Romances


AH… O dia dos namorados!!! Esse mês é de muito amor, então vamos comemorar com livros românticos e que te deixam suspirando. Se você não tem namorado e odeia o dia, não tem problema! Leia o tema e vamos rogar muitas pragas para aquele casal perfeito que nunca, NUNCA, vamos conseguir formar na vida real. Ou deixe-se levar pela história e viva a vida daquele personagem em um dia tão trágico! Vale a pena :)

JUN DO de Adam Johnson

Julho - Protagonista Masculino


Tá.. já que colocamos um dia para as mulheres, tivemos que colocar um para protagonistas masculinos também (essa história de direitos iguais né, fazer o que...). Nesse mês só vale ler livros que sejam contados por personagens masculinos, ok?! Acreditem, existem centenas deles!

Star Wars Legends: Kenobi de John Jackson Miller

Agosto - Polêmicos

No mês de Agosto é comemorado diversos dias com temas polêmicos como o dia combate ao fumo e o dia do orgulho lésbico. Pensando nisso, vamos ler livros que falem sobre preconceito, bullying e coisas do tipo. Vale tudo! É o mês perfeito para abrir a mente e aprender a respeitar o próximo.

Por que Indiana, João? de Danilo Leonardi


Setembro - Policial

Amamos romances policiais, e vocês? Espero que sim, porque em Setembro vamos ler sobre esse tema e não quero ninguém reclamando! Leia muita Agatha Christie (A Rainha do Crime *--*), James Petterson e Harlan Coben. Vocês verão o que é ficar preso na cama pelo dia inteiro, ansiosos para terminarem a leitura! 
Outubro - Terror




Manjado o mês de Outubro ser o mês de terror, mas não podíamos deixar de fora essa categoria. O clássico dos temas do mês está aqui e queremos que você leia muitos livros de HORROR, TERROR, SUSTO e SUSPENSE. Sentir medo é a única regra, mas não nos ligue caso não consiga dormir de noite.

It: A Coisa de Stephen King

Novembro - Musicais


Comemorando a semana da música vamos ler livros com o tema mais super a ver com o mês. Todo o livro que tenha musica envolvida vale. Uma trilha sonora, um instrumento musical ou até uma simples nota na capa! Qualquer coisa está valendo.

Flores Mortais da Giulia Moon

Dezembro - Gênero favorito


Para finalizar o ano com chave de ouro (vamos deixar), agora você decide que livro ler! Fique á vontade para ler livros com temas já propostos, livros que vocês amam, reler livros também vale e até mesmo livros eróticos (só para quem tem +18, viu!). Ama tal autor mas ainda não leu todos os livros dele? Esta é a hora! Termine o ano com um sorriso no rosto por estar lendo algo que ama e uma sensação de dever cumprido, por estar finalizando o I Dare You! Se você chegou até aqui, você merece!

Star Wars: Academia Jedi de Jeffrey Brown


Observações:

- Não será obrigatório o envio da lista prévia de livros que serão lidos no desafio.
- Não é obrigatório ler o livro indicado no mês indicado, mas é obrigatório ter lido ele até o final do ano.
- Por exemplo: se não conseguir ler um romance em junho, pode deixar para ler em julho.
- Considerando contratempos e imprevisto, o I Dare You releva textos atrasados, porém eles não podem passar do tempo de entrega (31/12/2015).
- Há regras que só são consideradas aqueles que se inscreveram no I Dare You e estão de acordo. Para saber como se inscrever (e participar dos sorteios), ou saber mais do desafio e sobre as leituras e resenhas acesse o BLOG do desafio.

"Que a sorte esteja sempre a seu favor."

Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Opa, já comecei o ano bem então. Já li dois livros "Sábado a noite" e "Sábado a noite - dos Bailes pra Fama" da Babi Dwet. e já completei Janeiro, abril, Junho, Novembro e Dezembro ao mesmo tempo. (bem adiantada) kkkkk. Ok, vou deixar o 01 como sendo o musical e 02 como sendo o de férias, já que ele se passa quase todo nas férias. XD. E aí quando lançar o 03 eu deixo pra ser o romance... XD Ai ai, se bem que nem sei se vou conseguir.

    ResponderExcluir

Opinem, comentem, compartilhem, façam como o filme "A Corrente do Bem" e passe adiante!


E Por favor! Sem palavras de baixo escalão, ou que possa denegrir qualquer pessoa. Lembre-se, quem escreveu o post é uma pessoa igual a você (nem melhor e nem pior). Comentários deste tipo serão deletados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...