terça-feira, 27 de setembro de 2016

Sete motivos que comprovam a importância da leitura

Você costuma ler muito ou lê só um pouquinho? Sabia que a leitura traz benefícios? 



A leitura possui lá a sua importância. O problema é que na maioria das vezes, não conseguimos vê-la e tampouco agregar isso ao nosso cotidiano. Listei aqui sete itens que mostram a importância da leitura. Sabe de mais algum? Cita nos comentários!

Livros ajudam a soltar a imaginação. Diferente dos quadrinhos, filmes e seriados, a visualização dos acontecimentos da história (personagens, lugares e situações) depende unicamente de você (e claro, dos detalhes que cada autor nos da). O autor vai dar a receita (por exemplo, a descrição de uma cena) e o resto vai depender da sua imaginação. Uma situação descrita em um livro pode ser estonteante para mim, mas para outra pessoa nem tanto. Talvez seja por isso que muitos leitores criticam as adaptações cinematográficas daquela obra, justamente por que cada um imagina de uma maneira (a não ser que o livro tenha ilustrações) e isso consequentemente estimulará a sua criatividade. Isso sem contar que você viaja sem sair do lugar.

Aumento do vocabulário. Ler expande seus conhecimentos à cerca da tão temida língua portuguesa. Além da descoberta de novas palavras (e seus significados) conseguimos um uso mais abrange de palavras que já conhecíamos anteriormente.

Liga o senso crítico na tomada. Como já disse anteriormente o poeta Mario Quitana, “os livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas. Os livros só mudam as pessoas.” Os livros, inclusive os romances, nos ajudam a entender o mundo e nós mesmos. E sim, a leitura prejudica altamente a ignorância. Quem lê se torna menos ignorante e passa a ver tudo como olhos de leitor. E aqueles que leem desde cedo estão bem mais preparados para os estudos, para o trabalho e o principal, para a vida. Saiu até numa Veja que quem lê ficção cria mais empatia e estudos feitos por mim mesma comprovam tal estudo.


Desenvolve o repertório. Pode ver, quem tem o hábito de ler sempre tem o que falar e sabe a hora exata de falar. É mais ou menos o que acontece numa peça de teatro. Sem contar que melhora bastante a sua comunicação com os outros, principalmente se o assunto abordado for um livro que os envolvidos já leram.

Facilita a escrita. Sim, é graças à leitura (e também a prática) que eu hoje consigo escrever esse texto para quem quiser ler. É um hábito que se reflete no domínio da escrita. Sabe o aumento do vocabulário? Ele também ajuda bastante nessa parte. Talvez seja por isso que muitos dos leitores de ontem são escritores hoje. Quem lê escreve melhor. Simples! Só que é aquela coisa, não é porque você lê que vai sair escrevendo coisas lindas e extensas, nessa parte vale o treino (não leiam meus textos antigos, não me responsabilizo por nenhum câncer de olho).

Amplia o conhecimento geral. Ler é um ato valioso para o nosso conhecimentos profissional e pessoal, tanto que há livros que abordam (e ajudam) em certas áreas. Quer um exemplo? Já ouvi relatos de várias pessoas que conseguiram um crescimento autônomo após ler “Quem Pensa Enriquece” do consagrado autor Napoleon Hill. Há livros certos para diversas áreas. Tem os de auto-ajuda e tem gente que se dá bem com eles. E os de ficção não ficam de fora, eles ajudam (meio que inconscientemente) em como podemos encarar a nossa tão cruel realidade, sem contar que cada autor tenta (ou não) passar alguma mensagem através de sua obra, nas entrelinhas.

Ler emociona e causa impacto e quem leu (não importa se é livro ou mangá) sabe como é a tristeza de ter terminado aquela história que foi tão bem contada ao ponto de nos trazer as lágrimas (ou não).


Como eu disse inicialmente, não é necessário que aqueles que não tem hábito de ler comecem com livros clássicos cheio de palavras diferente e não diverte - se bem que eles são bom pois estimulam o cérebro e geram mais atividade cerebral. Quinze minutos por dia são mais que suficientes, mas fica a critério se você quiser ler o livro inteiro. Não sabe por onde começar? Que tal aquele livro que te chamou a atenção outro dia (seja pela sinopse ou pela capa), ou até melhor, procure por gêneros que mais gosta, sejam ele romance, ficção, auto-ajuda… aqui vale qualquer coisa, até bula de remédio. Vale ler no sofá, na cama, no parque, no ônibus, antes de dormir (eu não recomendo), nas filas, no troninho… o importante é ler.

E por favor, não me venham com essa de não ter tempo! (mas ai já é tema para outro texto)

Boa leitura!

Antes que me xinguem de plágio, o texto acima foi postado originalmente no blog/site Mangatom numa coluna onde eu iria falar exclusivamente de livros (postando resenhas para ser mais exata), mas que eu acabei dando o fora por causa de uns problemas que aconteceram ano passado. E o dono de lá, devolveu meu texto para que eu possa fazer o que bem entender, como acrescentar umas coisinhas e postar aqui.

Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. É difícil para as pessoas aceitarem que a leitura te traz um milhão de possíbilidades para a vida real.
    Na minha família toda eu sou a book worm e tenho a mente que vai além. Quando comparada com meus irmãos mais velhos, me chamam de inteligente, com metade da idade deles, pode isso?! Tudo porque já me aventurei em terras distantes, conversas em outros idiomas - tipo elfico xD - tudo sem sair de casa!
    Continue com o blog na medida que você tem tempo livre mas não o abandoneeee, adoro ler suas pirações!
    A Bela, não a Fera | Youtube A Bela, não a Fera | Fã Page no Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E sim, ler traz aventuras distintas.... Não vou abandoná-lo (até porque eu não consigo), mas ele vai ser atualizado menos constantemente. Tá meio difícil conciliar as todas as coisas.

      Excluir

Opinem, comentem, compartilhem, façam como o filme "A Corrente do Bem" e passe adiante!


E Por favor! Sem palavras de baixo escalão, ou que possa denegrir qualquer pessoa. Lembre-se, quem escreveu o post é uma pessoa igual a você (nem melhor e nem pior). Comentários deste tipo serão deletados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...