terça-feira, 22 de outubro de 2013

Conhecendo o mercado nacional de mangás - Outubro 2013

Seguindo com a ideia de nós próprios conhecermos o mercado nacional de mangás, já que as editoras não divulgam número, apenas o conhecido "vendem bem", o blog Anime Portfólio criou como um documento do Google um formulário que possui um objetivo único e claro: fornecer mensalmente um número para que todos tenhamos uma base próxima do real das vendagens, afim de utilizarmos esses dados em nossas postagens e com isso conseguir mais credibilidade ao criticar e indicar melhorias no mercado, além é claro, de conhecer o público.


Devido a ausência de uma atualização por parte da italiana editora Panini, dando a entender que não haverá nenhum lançamento para esse mês, o formulário de outubro atrasou um pouco.

Para esse mês, infelizmente teremos poucas ou quase nenhuma novidade nas bancas.


As pouquíssimas novidades desse mês provém somente da Editora JBC, aquela que não nos deixa respirar entre um lançamento e outro. Com Super Onze e o relançamento de Guerreiras Mágicas de Rayearth.

Trazendo o primeiro mangá de futebol do Brasil, Super Onze - aquele anime que passava na Rede TV -, terá um total de 34 edições no "formato diferenciado", onde seus número de páginas variaram desde 50 até 84 páginas.


 De acordo com a própria editora tendo inicialmente uma periodicidade quinzenal, por apenas R$4,90.

A outra novidade não tão nova assim é o raylançamento (como disse o blog Mais de Oito Mil) de Guerreiras Mágicas de Rayearth. O mangá já lançando anteriormente pela própria editora e já comentado aqui, conta a história de três garotas que são transportadas para o mundo mágico de Zefir a fim de salvar o mundo. 


Vindo no mesmo formato de Sakura Card Captor, Rurouni Kenshin e Love Hina, o mangá custará um pouco além do espero, R$16,90 com periodicidade mensal.


O formulário atual corresponde aos títulos que as editoras informaram no checklist do mês de outubro. O mesmo ficará no ar até o dia 15 de novembro e pode ser acessado clicando aqui ou aqui.

Não deixe também de deixar a sua opinião para a pergunta do mês: Se alguma editora nacional lançasse mangás online você compraria (claro que com preço menor que os impressos pela vantagem em relação a distribuição)?



O projeto é uma iniciativa do blog Anime Portfolio, em parceria com os blogs AnimeCoteOnly good animesMangatomNetoin!Otaku Inside, que visa fornecer dados numéricos para que nós blogueiros e os demais fãs brasileiros de mangá possamos ter uma melhor noção de como anda o mercado nacional.

Fique aqui o convite para os demais blogueiros, podcasters, videocasters ou donos de sites especializados em mangá, a apoiar o projeto, para isso enviem um e-mail a conhecendoomercadodemangas@gmail.com informando seu interesse. E para quem não tem site, blog, podcast ou videocast, mas quer nos ajudar, peço que retwittem o formulário e que divulguem no facebook, ou no google+, ou em qualquer outra rede social.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opinem, comentem, compartilhem, façam como o filme "A Corrente do Bem" e passe adiante!


E Por favor! Sem palavras de baixo escalão, ou que possa denegrir qualquer pessoa. Lembre-se, quem escreveu o post é uma pessoa igual a você (nem melhor e nem pior). Comentários deste tipo serão deletados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...