quinta-feira, 4 de abril de 2013

Primeira Impressão do mangá Ikkitousen - Anjos Guerreiros

A Editora Nova Sampa não é nova no mercado de mangá nacional. Como foi mencionado no post O atual mercado de mangás no Brasil, a editora está voltando ao mercado de mangás com títulos voltados para um público mais adulto.


Esta volta se deu ano passado, quando Marcelo Del Greco, após sair da edição da JBC decidiu utilizar sua experiência nesse quesito e trazer um catálogo mais abrangente para nós, leitores brasileiros.

Nos anos 1990, a editora já havia se aventurado por estas bandas, com título como Lobo Solitário, que hoje em dia pode ser encontrado em sebos especializados em quadrinhos.



Ikkitousen é uma série de anime e mangá de Yuji Shiozaki, baseado no livro chinês clássico Romance dos Reinos, que por sua vez é baseado nos eventos dos anos turbulentos próximos do fim da Dinastia Han e da era dos Três Reinos da China, começando em 169 e terminando com a reunificação do reino em 280. O mangá se passa digamos que nos dias atuais onde lutadores (toushis) utilizam magamatamas, jóias que possuem o poder de extrair o máximo da força daqueles que herdam e lutam entre si para ver quem é o mais forte. 

O título é muito comparado com Tenjho Tenge de Oh Great!, já publicado aqui. Ambos os mangás são específicos para um público mais adulto (em especial o masculino) e ambos os mangakás possuem características parecidas como o tema de seus mangás, a evolução da arte e a grande presença de fã-service em suas obras. Devo frisar que o fã-service em Ikkitousen é maior que em Tenjho Tenge.

Deixando claro que este post não tem por finalidade fazer nenhuma comparação entre as duas obras, somente comentando em que são parecidas.

Anjos guerreiros ou fã-service?

De acordo com notas do rodapé presente no próprio mangá, a tradução para "ikkitousen" pode ser tida para designar um guerreiro extraordinário. Talvez, isso ajude um pouco a explicar todo o enredo que irá se desenrolar nos próximos volumes e de todas as lutas que também estarão presente. 

O primeiro volume, assim como acontece com vários outros títulos, serve para termos noção de como tudo irá se desenrolar e preciso dizer: a dose de fã-service é extremamente exagerado. Por exemplo, a Hakufu, protagonista da história, tem suas roupas rasgadas só de levar um tapa na cara. Fico imaginando como será isso nos outros volumes. 

Não curto fã-service, pois além de ser mulher, acho extremamente desnecessário. Mais fazer o quê? Essa é a estratégia utilizada por esses autores para atrair o público masculino - e sempre dá certo -. Mesmo com isso, tentarei fazer um esforço de acompanhar a série por essas bandas. E ficarei no aguardo pela evolução da arte. 

Imagem da contra capa do mangá nacional

Além da história principal, o volume #1 conta com o "Capítulo 0", que é uma história fechada que compartilha o mesmo universo que a série. É bem provável que este seja o capítulo que saiu antes de Ikkitousen se tornar o que é hoje. 

Enfim, esse mangá terá lutas, roupas apertadas, seios à mostra e quem sabe não esconde uma boa história por de trás disso?


E como é a edição brasileira?

A Editora Nova Sampa está seguindo o padrão atual dos mangás por aqui. Recomendado para um público mais adulto (+18) o mangá vem no formato tankobon (igual aqueles encadernados no Japão) com aproximadamente 200 páginas, com impressão nas páginas internas e papel de jornal, pelo preço singelo de R$10,90. Nada que diferencie de outras editoras.

Infelizmente, o site da editora não é o melhor lugar para se conseguir informação a cerca do mangá, como sua periodicidade ou data do próximo lançamento. Talvez o mangá seja bimestral, como pude perceber a maioria da editora é e sei que no momento Ikkitousen conta com 20 volumes encadernados lançando no Japão.

O mangá ainda pode ser encontrado nas bancas, então corra!

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Interessante.
    Será que existe alguma obra de qualidade que utiliza o fan service?
    Na Europa há HQs que mesmo tendo doses generosas de erotismo são obras de peso feitas por artistas de alta qualidade como Manara e Serpieri.

    Já asistiu a um filme chamado A Batalha dos Três Reinos, Naty?

    ResponderExcluir
  2. Ikkitousen, com sua fanserv-sem fim usando muito para comédia, e atrair o publico masculino, mais com uma história que vai seguindo em frente acima de tudo, que particulamente eu achei que desenvolveu muito ao longo dos volumes até o 11 que li. Com muitos acontecimentos inesperado, da para espera qualquer coisa disso! não. Depois de um tempo, de fato acabar fazendo com quê à fanserv, vira algo "Natural" mais vai muito alem de sua fanserv abusiva.

    ResponderExcluir

Opinem, comentem, compartilhem, façam como o filme "A Corrente do Bem" e passe adiante!


E Por favor! Sem palavras de baixo escalão, ou que possa denegrir qualquer pessoa. Lembre-se, quem escreveu o post é uma pessoa igual a você (nem melhor e nem pior). Comentários deste tipo serão deletados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...