quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Graphic MSP #12: Mônica - Força



Tão intenso quanto uma HQ poderia ser





Teaser da Graphic MSP da Mônica, quando o projeto foi divulgado, em novembro de 2015

Quando o teaser de Mônica - Força foi lançado há menos de um ano atrás, no FIQ (Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte), a primeira impressão que a imagem feita pela Bianca Pinheiro trazia muito provavelmente que a história abordaria o tema bullying, que é real e acontece constantemente nas historinhas da Mônica - mas que ao contrário das vítimas recorrentes, aqui ela sempre retruca e quem sai na pior sempre é o Cascão e Cebolinha.

Contudo, esta não é a linha central da história. O negócio é mais embaixo e bastante tenso. Tanto que Bianca Pinheiro conseguiu, através da sua narrativa simples, fazer com que Mônica: Força seja uma das melhores MSP já feitas - e olha que eu não sou muito confiável, já que ainda não li todas.


Na história, Mônica está passando por uma fase complicada com a sua família: seus pais estão tendo constantes brigas e dessa vez, Mônica irá aprender que nem tudo se resolve com força bruta.

É aí que Bianca mostra a sua força a nos conduzir através da simplicidade de sua narrativa - diga-se de passagem sua arte -, uma história emotiva e cheia de reflexões, uma vez que a autora se utiliza de metáforas, repetindo a palavra "briga" repetidas vezes durante boa parte do diálogo entre os pais, fazendo com que a palavra soe irritante aos nossos olhos. Recurso este utilizado também junto a onomatopeia "ping" (torneira vazando), angustiando à todos os presentes: os pais, a Mônica, e até nós, leitores, representando todo o problema em si a ser resolvido, enquanto equilibra o silêncio com a poluição sonora de diversas cenas. Essas duas ações, basicamente juntas (e bem coordenadas) retrata toda a insuficiência da Mônica perante a situação, que a encara até que a personagem descobre que dentro dela existe outro tipo de força.

Por ser filha de pais separados, acreditei meio que debilmente que iria me identificar com a história -justamente por ser um momento delicado, daquele tipo de situação que quem já passou acha que sabe o que vai vir, mas não -, quando na realidade a identificação veio de outra maneira, no sentindo de estar vivenciando na pele um momento parecido com minha família - inclusive com um irritante "ping" mas com outras e maiores proporções com relação a história apresentada, no qual eu posso dizer que o quadrinho se tornou meu momento de clareza. Infelizmente, nem sempre a vida imita a arte e a solução não é tão simples quanto em uma história em quadrinho. Foi por isso que diferente de outros relatos que ouvi por aí, eu não me emocionei ao ler a Graphic MSP.


Mônica - Força ainda traz algumas referências para quem conseguir pegá-las durante a narrativa. Como eu li por aí, algumas tem haver com outras histórias publicadas pela Bianca, mas uma das mais chamativas foi o amigo urso da menina da webcomic de Bear - que eu não sei se tem nome, porque eu ainda não li (me julguem) -, de Laços e de Lições (a Mônica de gesso é inconfundível).

É bacana ver isso nas próprias MSP's, mostrando que mesmo que elas sejam histórias únicas, há um certo cuidado em relação a cronologia - não que você precise ler na ordem (a não ser Astronauta, e Laços e Lições).


Graphic MSP: Mônica - Força - agosto de 2016 - Bianca Pinheiro - 82 páginas - volume único - Panini Comics - lombada quadrada - capa cartão - R$23,00.

Sempre que é preciso, a Mônica usa sua força para resolver os problemas. Agora, terá que enfrentar o maior deles. E não poderá ser na base da coelhada. Em Força, Bianca Pinheiro faz a principal personagem de Maurício de Sousa (e do quadrinho brasileiro) encarar o grande desafio de sua vida, numa história tão dolorida quanto emocionante.










Graphic MSP é um projeto da Mauricio de Sousa Produções, que traz artistas brasileiros (em sua maioria desconhecida do grande público) reimaginando os personagens que compõem o panteão da turminha mais querida do Brasil, a Turma da Mônica, em situações novas e um tanto diferente do que já estamos acostumados. Ou seja, é nada mais do que uma releitura dos personagens pela perspectiva daquele artista. Mônica - Força é tido como a Graphic MSP #12

Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Primeiramente, que saudades daqui! Seu blog é daqueles que eu gosto de estar e seus textos sempre são verdadeiros! "Mônica força" não é o meu preferido da coleção, e eu tenho todos os publicados até aqui, mas considero que é um dos melhores produzidos até aqui. Seu sexto sentido está certo quando a isso. Nunca tinha lido nada da Bianca, mas achei ela muito sensível ao conflito e fragilidade das crianças que convivem com pais brigões. Aliás a fragilidade da Mônica me tocou muito, apesar de meus pais não terem se separado a minha infância inteira foi pontuada por brigas terríveis e sei o quanto é fragilizante... no final a Bianca encontrou uma forma doce dos pais da Mônica se conciliarem, mas na vida real realmente não é assim... tanto que as vezes me pergunto se para minha mãe especialmente não teria sido melhor ter se separado de fato de meu pai! kkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir

Opinem, comentem, compartilhem, façam como o filme "A Corrente do Bem" e passe adiante!


E Por favor! Sem palavras de baixo escalão, ou que possa denegrir qualquer pessoa. Lembre-se, quem escreveu o post é uma pessoa igual a você (nem melhor e nem pior). Comentários deste tipo serão deletados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...