quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Star Wars Legends: O Último Comando


Star Wars Legends: O Último Comando - Timothy Zhan - 528 páginas - Aleph

No último volume da lendária trilogia Thrawn, as forças do exército imperial preparam seu ataque definitivo a Nova República.
A batalha final se aproxima. Enquanto Han Solo e Chewbacca buscam montar uma parceria com antigos contrabandistas, Leia continua com seus esforços diplomáticos a fim de manter a Aliança unida. No entanto, há outras grandes ameaças iminentes: Mara Jade, com seus planos assassinos, e o terrível jedi sombrio Joruus C'baoth, com planos a aliciar não apenas Leia, mas também seus filhos gêmeos.
Mas o maior perigo para a galáxia continua sendo o Império, com seu numeroso exército e sua potente fronta. A única esperança da Nova República parece estar em encontrar e destruir a fábrica de clones dos inimigos. Luke Skywalker será o líder dessa importante missão, tentando impedir, definitivamente, os propósitos do grão-almirante Thrawn.
O grandioso desfecho da Trilogia Thrawn, que fez as histórias do Universo Expandido de Star Wars, traz alianças inusitadas, muita ação e grandes revelações, na aventura final para salvar uma galáxia muito, muito distante.

Trilogia Thrawn 3/3


E a história iniciada em O Herdeiro do Império, seguido por Ascensão da Força Sombria tem seu desfecho neste livro. Enfim Leia dá a luz aos gêmeos Jaina e Jacen - o que nos dá a informação de quanto tempo a história se desenrola; Luke está investigando para a Nova República à respeito dos clones, afim de encontrar o epicentro de tudo, e curiosamente Han Solo quase nem aparece nesta parte da história, com somente uma participação (até que importante) no desfecho de toda a campanha.

Timothy Zhan com certeza é O CARA dentro do agora Legends (sem desmerecer os trabalhos de outros autores que contribuíram para o UE, como John Jackson Miller, Troy Denning e outros) porque ele conseguiu transportar para os livros tudo o que Star Wars foi no cinema, mas com a vantagem que somente uma obra literária consegue transmitir.

O autor também conseguiu criar uma trama muito envolvente, trazendo o grão-almirante Thrawn como um vilão à altura do próprio Darth Vader, que teve um destaque à parte por ser uma exceção dentro do Império (sendo um alienígena azul num Império que inferioriza tais criaturas), que no passado chegou até a discordar do próprio Imperador Palpatine e continuar na mesma função, tanto pela sua capacidade estratégica bastante peculiar - conseguindo descifrar um povo através de suas obras de arte como um "hobby", conseguindo assim traçar seu plano de ataque afim de acertar em cheio os pontos fracos de seus inimigos.

Se anteriormente a trama era quase que centrada na política, aqui a coisa segue mais para o lado estratégico da coisa, visto que a guerra entre o Império e a Nova República já está acontecendo.

Seu final, que fecha a trilogia, acontece da maneira mais simples e singela possível. mostrando somente o que realmente importa, e assim como o comentário do theforce.com, eu também não tenho adjetivos para descrevê-lo, de tão bom e surpreendente que foi.

Vê-se que esta trilogia foi muito bem escrita, cada qual focando em seu tema chave, ainda mais com a importante que tinha antes de abril de 2014, sendo esta uma continuação direta da trilogia clássica (s narrativa se passa 5 anos após o Episódio VI), com bons personagens (tantos os já conhecidos como os novos, como Mara Jade, que viria a ser utilizada em obras posteriores), com uma trama bem detalhada e com cenas de ação escritas no tom das batalhas que tanto nos empolgam.

É somente uma grande pena que o trabalho da Aleph não esteja a altura de outros livros da série, com diversos e constantes erros de revisão e concordância, dando-nos a impressão de que havia pressa do material ser publicado logo. Nada que chegue a um nível de "Lucas Skywalker" como em Provação, mas que incomoda bastante durante a leitura (visto que aparece com bastante frequência no final do livro, eu o compararia com No Game No Life Novel 1, mas aí já seria um exagero).


A Trilogia Thrawn deveria ser leitura obrigatória de qualquer fã de Star Wars (e aos não fãs também, por que não? Afinal, é uma boa história, e boas histórias devem ser lidas). Para quem não curte ler histórias longas, afinal, são 1.504 páginas que compõem a trilogia, há a opção de ler a história em quadrinhos, que foram lançados por aqui pela Planeta Deagostini na coleção Comics Stars Wars, nº 41 e 42 - Star Wars Herdeiro do Império 1 e 2 respectivamente. Então, não há desculpas para não ler a história (só não saberei dizer como foi feita a adaptação, uma vez que não tive acesso ao quadrinho).

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opinem, comentem, compartilhem, façam como o filme "A Corrente do Bem" e passe adiante!


E Por favor! Sem palavras de baixo escalão, ou que possa denegrir qualquer pessoa. Lembre-se, quem escreveu o post é uma pessoa igual a você (nem melhor e nem pior). Comentários deste tipo serão deletados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...