segunda-feira, 20 de junho de 2016

Desligue o celular #06 Sobre cinema 4DX

Uma experiência diferente de assistir filme


Se você já teve a (in)oportunidade de assistir ao cinema 3D, saiba que o 4D tem coisas a oferecer, que vale o preço que você vai pagar - se você souber escolher o filme certo.



Informo aqui que a escolha de ir ao cinema 4D foi por pura falta de horário das sessões ao filme X-Men: Apocalipse, e como eu não havia ido, por que não?! O texto a seguir foi escrito segundo as minhas impressões, que podem ou não serem diferentes de outras pessoas e as imagens utilizadas aqui são somente divulgações e foram achadas na internet.

Diferente do que o 3D não nos proporciona (além de você pagar mais caro para usar um óculos que machuca, já que há filmes que não tem nada de 3D tipo, Godzilla), o 4D traz sim uma nova e diferente experiência, ainda mais quando o filme colabora (e os trailers te ajudam a definir qual o próximo filme que você vai querer pagar a mais para assistir em 4D).

Antes de qualquer coisa, prepare a carteira. Tenha consciência que você vai desembolsar um pouco mais de grana no ingresso (e de preferência, compre antecipado). Segundo e talvez o mais importante: escolha o filme com calma, pois tem filmes que são no formato, mas que podem desapontar (definitivamente eu não escolheria Alice Através do Espelho); filmes com naves são ótimos (pelo menos pelo que percebi vendo o trailer do novo filme de Star Trek e de comentário positivo a quem assistiu Star Wars: O Despertar da Força).

Ok, vamos lá. A sala por si só é diferente. Ela é menor, ou seja, tem menos cadeiras que uma sala normal teria (mais um motivo para você comprar o seu ingresso antecipadamente e garantir seu lugar, embora em todas as vezes que fui no Cinépolis, todas as sessões em 4D dos dias em questão estavam esgotadas);


Vá com blusa. Além do ar condicionado que toda sala de cinema tem e que muitos sabem que FUNCIONA., um dos efeitos que as salas 4D proporcionam é o de sentir os ventos de uma ventania - isso se houver alguma cena do filme com vento (Capitã Óbvia). Os ventiladores são potentes e ficam acoplados nas extremidades; aliás, dependendo da cena, pode ser que o som venha a incomodar um pouco;

Há luzes, que podem cegá-lo ou não, utilizadas para simular as explosões, que dependendo da cena são um efeito bacana até, mas que dependendo de onde a gente olha, da aquela impressão de "tirar foto no escuro com flash que cega";

Uma coisa que achei bastante desnecessário é a utilização do gelo seco, a fumaça fria que sai de algum lugar perto da tela. Seria legal se ela acompanhasse a cena, mas ela continua lá quando a cena já mudou, e pode deixar a visão do filme um pouco turva, como se os nosso óculos 3D estivessem embaçados. Não falei né? Mas a sala 4D pode ser 3D também;

E o grande destaque da sala fica por conta das poltronas. As cadeiras são mais confortáveis, mas perde-se o assento individual que eu só vi no Cinépolis, sem contar que elas sacodem bastante dependendo da cena, então, até seu refrigerante pode sofrer com elas, mas que no contexto geral acaba sendo extremamente divertido. 

Elas se movimentam horizontalmente e verticalmente (e você não corre o risco de cair), tem jatos d'água - estes que podem ser atrás e frontal - os frontais vem direto na sua cara, e causam bastante surpresa, mas no contexto de algum filme com várias cenas de sangue (imagine Deadpool ou algum filme de Quentin Tarantino) ficam legais imaginar como o assassino se sente e as atrás são estrategicamente colocadas, mas que não me dei bem com elas -; batidas, vibrações nas costas (que eu achei que era alguém chutando minha cadeira por trás, o que é meio impossível devido a distância entre uma fileira e outra) e de acordo com umas pesquisas, até cheiros (do qual eu não tive a oportunidade de sentir).


Por mais que os efeitos tenham seus pós e contras, eu curti e me diverti bastante com a experiência que tive, querendo inclusive repeti-la em breve (vem Star Trek). O cinema 4D é literalmente uma caixinha de surpresas, que depende do filme para funcionar bem ou não. Como eu assisti X-Men: Apocalipse, por exemplo, houve bastante jogo de câmeras e a sensação que tive era a de que estávamos dentro delas como se fossemos nós a guiar a câmera, como aquelas cenas de documentários onde a nossa visão é a mesma da do repórter.

Felizmente (e eu não ouvi nada sobre isso ter acontecido) as imagens e os efeitos estavam sincronizados, no que me renderam vários sustos que se provaram divertidos durante sua execução. Como eu disse acima, pode ser que seu refrigerante sofra um pouco (e você também, já que vai ter que tomá-lo), pois assim como as cadeiras se movimentam, o apoio faz parte delas e acaba se movimentando junto, o que pode deixar o seu refri sem gás (ao final o meu ficou levemente com gás), devido ao mexe mexe, podendo também que algumas pipocas tentem escapar do balde (por isso eu e minha companhia garantimos de quase terminar a pipoca antes da metade do filme). Ah!, você pode ficar tão entretido na coisa toda e pode ser que até se esqueça de comer os petiscos.

Claro que a brincadeira não vai sair barata, justamente porque o investimento é repassado ao consumidor (não quero nem imaginar o trabalhão que deve dar sincronizar todas as cenas com os efeitos). Então, antes de sair xingando a mãe de alguém, tenha consciência que você (e sua companhia, se tiver) vai precisar desembolsar uma graninha a mais - aproximadamente uns 10/20 temer à mais que o preço do 3D (para maiores informações, consulte os preços diretamente com o cinema, já que o valor pode variar de acordo com o local).

O serviço 4DX, pelo que eu sei só é oferecido por aqui pelo grupo de cinemas Cinepólis (veja quais as cidades que oferecem o serviço), que de acordo com o Wikipedia, é uma rede brasileira de cinemas, sediada na cidade de São Paulo e originária do México sendo a segunda maior rede de exibição do Brasil, perdendo apenas para o Cinemark. Está presente em 33 cidades e 20 unidades, contando com 45 complexos e 348 salas de cinema (os preços podem variar de local para local)


Pesquisando sobre o 4D, descobri que o Cinemark oferece um serviço parecido, o D-Box, que traz o único recurso do movimento das cadeiras, sem fumaça, bolhas ou água. Nesse formato há opções de filmes comuns ou 3D. Talvez eu nem venha experimentá-lo, já que o azuzinho se provou melhor que o vermelinho.

Preparem os bolsos (reserve seu ingresso), a pipoca e o refrigerante, desligue o celular e boa sessão

Comente com o Facebook:

Um comentário:

Opinem, comentem, compartilhem, façam como o filme "A Corrente do Bem" e passe adiante!


E Por favor! Sem palavras de baixo escalão, ou que possa denegrir qualquer pessoa. Lembre-se, quem escreveu o post é uma pessoa igual a você (nem melhor e nem pior). Comentários deste tipo serão deletados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...