sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Sonhe Grande com Snoppy e Charlie Brown - Peanuts, o Filme



Que atire a primeira pedra quem nunca leu uma tirinha do Snoopy e Charlie Brown



Finalmente o filme do beagle mais famoso do mundo estreou no Brasil.
"Finalmente" porque o filme estreou nos EUA em novembro do ano passado, enquanto por aqui somente dia 14 de janeiro - por isso que o filme vai ter cenas natalinas em pleno pré-carnaval. Sua produção ficou por conta da Blue Sky Studios, parceria da Fox em sucessos como A Era do Gelo e Rio.


O filme foi uma agradável surpresa para quem é fã do beagle mais famoso do mundo, principalmente porque o cinema atual adora descaracterizar obras para atrair o grande público, sendo uma adorável história que respeita o material original.

Snoopy e Charlie Brown - Peanuts, o Filme gira em torno do azarado e atrapalhado Charlie Brown, que se apaixona pela garota ruiva, que acabou de se mudar para frente de sua casa. O tímido garoto vê aí a chance de enfim causar uma boa impressão. Para ajudá-lo nessa tarefa, Charlie Brown conta com a ajuda do inseparável Snoopy.

Claro que o filme não se foca somente nos dois, pois o restante da turma de Peanuts (Minduim) também aparece no contexto, como Linus com seu inseparável cobertor azul, Lucy bancando a psiquiatra e implicando com Charlie Brown, Paty Pimentinha como a moleca que é e sua inseparável amiga Marcie, Chiqueirinho que dispensa apresentações, Sally, a irmã mais nova do Charlie Brown, Schroeder e seu amor por piano e Beethoven e o passarinho amigo do Snoppy Woodstock. Mesmo nos poucos 88 minutos do longa, foi possível ver as principais características de cada um.


Por mais que o filme tenha se originado de várias tirinhas, as principais características se mostram presentes, como a própria garotinha ruiva por quem Charlie Brown se apaixona, a do futebol americano (Lucy segura uma bola de futebol americano para que ele chute, mas a tira do caminho na hora do chute, fazendo com que Charlie chute o vazio e caia de costas no chão.), o jogo de basebol (que Snoopy atua como oponente ao mesmo tempo que atua como técnico), Snoopy no limpador de neve, as crianças dançando na fesa, a Árvore Devoradora de Pipas e até a citação "bom e velho Charlie Brown" (que para aqueles que não sabem é como Schulz gostaria que a tira se chamasse ao invés de Peanuts). Fica aquela sensação de que as cenas foram criadas para atingir a memória afetiva do público.

Snoopy é um show à parte no filme - assim como nas tirinhas. Com seu inseparável amigo Woodstock e uma máquina de escrever, ele cria situações como seu maior adversário: o barão vermelho. Aliás, são essas as cenas que mais se destacam no filme, criando uma narrativa alternativa sem quebrar a narrativa principal - mas igualmente divertida -, atuando como um interlúdio dentro do filme.


Visualmente o filme não decepciona ao mesclar o moderno com o clássico (eu recomendo assistir em 3D). As referências à obra original não ficam somente no já citado acima, mas também nas animações em preto e branco que aparece em momentos que Charlie Brown faz suas divagações.

Como Snoopy e Charlie Brown é uma obra centrada nas crianças (mas não necessariamente dirigida a elas, sendo para todos os públicos), o longa também passa essa ideia quando exclui os adultos da trama, tanto que quando é a vez deles ouvimos somente murmúrios indecifráveis.

Para aqueles que quiserem se aprofundar mais na importância que a turma de Peanuts tem - crianças divagando sobre a vida -, há diversos livros por aí. Recentemente, para não ter que comprar os oito volumes (que são pesados em ambos os sentidos) eu adquiri O Melhor de Peanuts, lançado pela L&PM em 2015. Uma ótima opção de presente também!


Snoopy e Charlie Brown - Peanuts, o Filme é cotado para todas as idades, em especial se você procura uma história agradável e divertida, que provavelmente vai se tornar aqueles filmes que você assiste várias vezes sem enjoar.

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Olha só, hoje mesmo vi com minha irmã o filme e em 3D! Pensei mesmo que o estilo meio 2.5D iria ficar bom em 3D e acertei. Adorei o filme, pois aprendi a ler qdo moleque com as tirinhas do Charlie Brown e do Calvin que vinham no jornal. Aliás, vale o comentário: o protagonista e o dono do título é o Charlie Brown, e não o Snoopy. Aqui no Brasil que a galera gosta de inverter e muitos acabam sendo muito injustos com o Charlie.
    A moral passada no filme é linda, pois o aparente fracassado (a ele mesmo e a alguns amigos) era uma pessoa amável, honesta e sincera, além de muito querida. Acho que ele ser querido é algo que fica claro logo no começo, com todos chamando-o e esperando-o para começarem a brincar, mesmo com o Charlie querendo brincar com algo diferente hahahaha...
    A dublagem estava ótima e recomendo muito o filme. E bom review do filme!

    ResponderExcluir
  2. Eu pretendo no futuro, adquirir os 8 volumes quando eu tiver dinheiro e espaço para eles. Amo essa turminha, gostaria de ter ido ver o filme no cinema mas fiquei sem tempo ($$$$$) sabe e vou ter que esperar sair das telas e entrar na Netflix ou comprar um dvd!

    Mas sei que o filme é lindo e nostálgico, me da uma dor não ter ido, se aparecer tempo e ele estiver ainda em cartaz perigo ir!

    Adorei a resenha Nathy!

    Cheros, Pandora
    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir

Opinem, comentem, compartilhem, façam como o filme "A Corrente do Bem" e passe adiante!


E Por favor! Sem palavras de baixo escalão, ou que possa denegrir qualquer pessoa. Lembre-se, quem escreveu o post é uma pessoa igual a você (nem melhor e nem pior). Comentários deste tipo serão deletados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...