sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Flores Mortais: coletânea de histórias vampíricas

Flores Mortais - Giulia Moon - 2014 - 224 páginas - Giz Editorial

Frágeis, obstinadas, corajosas , muitas vezes egoístas e sombria. Cada uma das protagonistas das histórias deste livro, à sua maneira, personifica aspectos diferentes do universo feminino, com uma pequena peculiaridade: são vampiras. As Flores Mortais que crescem nas sombras da noite. Belas, sedutoras, mas também predadoras cruéis.
Flores Mortais é a coletânea de histórias de vampiras escritas e ilustradas por Giulia Moon.







A primeira vez que tive oportunidade de conhecer a autora Giulia Moon foi na Bienal do Livro de SP de 2010, onde a própria estava divulgando seu romance Kaori: Perfume de Vampira, que une duas coisas que são muito amor: vampiros e cultura japonesa. De lá pra cá, eu tive oportunidade de ver a escritora várias e várias vezes - ela é um amor -, e eu mesma já li dois de seus livros: Kaori (sem resenha) e Kaori O Samurai Sem Braço (resenha que pode ser conferida AQUI). Recentemente eu terminei Flores Mortais, adquirido na Bienal do Livro de SP 2014.

Flores Mortais é uma coletânea com 8 contos escritos e ilustrados pela autora Giulia Moon. O livro traz contos que já foram publicados em outras compilações, além de contos inéditos escritos especialmente para esta edição, com destaque para o conto "A exótica dama oriental e o inesperado Luar", com participação do personagem Luar, criado por Kizzy Ysatis, que é a parte 1 do primeiro crossover da literatura vampírica brasileira.

Os contos trazem duas características em comum: todos as protagonistas são mulheres e vampiras. Cada vampira traz o que cada personagem tem de melhor (e de pior também), tais como a beleza, o poder de sedução, algumas são frágeis e outras nem tanto, são obstinadas, corajosas, embora também sejam egoístas e sombrias.

Outra coisa que também se faz presente em (quase) todos os contos é a presença da musicalidade. Talvez essa seja uma característica própria da autora - já que no livro Kaori: Perfume de Vampira, ela citou Gackt e me fez virar fã do cantor -, seja ela como trecho da música, nome etc... Aqui não podia ser diferente.

Cada conto traz a sua peculiaridade, lidando com a mulher de acordo com a situação e fica difícil destacar somente um dentre os oito. Um que gostei logo de cara foi "Danse Macabre", conto que foi publicado originalmente em 2004 na coletânea Vampiros no Espelho & Outros Seres Obscuros e narra a história de Iris, uma vampira que tem como hobby transformar gênios da música em vampiros afim de imortaliza-los, enquanto resolve suas intrigas com sua irmã Mercedes. 

Outros contos que posso destacar do livro são "Dragões Tatuados" e "A exótica dama oriental e o inesperado Luar". "Dragões Tatuados" narra o primeiro encontro entre a vampira oriental Kaori e o vampwatcher Samuel, que posteriormente protagonizam o romance Kaori: Perfume de Vampira. "A exótica dama oriental e o inesperado Luar", como já dito acima, é o primeiro crossover entre vampiros na literatura brasileira. O conto narra como Kaori, a kyuketsuki de Giulia Moon se encontra com Luar, personagem de Ysatids, no início do século XX. Infelizmente, sua continuação "Perfume para Kaori" se encontra na coletânea Eterno Castigo. O que me chamou mais a atenção nesse conto é que ambos possuem cada qual seu próprio perfume, tidos como o rouxinol e o corvo e para tornar a coisa mais divertida, eles não se gostam.

Além dos contos, que possuem uma leitura agradável (uns curtos, enquanto outros mais longos, com direito a capítulos), Flores Mortais também traz ilustrações belíssimas feitas pela própria Giulia Moon, que além de enriquecer o livro nos ajuda bastante na hora de visualizar as peculiaridades das heroínas de cada conto.

Apaixone-se também por essas vampiras

Esse post faz parte do I Dare You - Desafio Literário 2015, que possui 12 temas literários para os 12 meses do ano, baseados em datas comemorativas. Em comemoração na semana da música (22 de novembro), todo livro que tenha música envolvida vale. Podia ser uma trilha sonora, um instrumento musical, etc... Qualquer coisa era válida!

Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Nossa, vampiras como protagonistas! Gente, gostei dessa ideia. E a sua resenha é um convite em caps lock para que a gente pare e leia os contos e prove da narrativa que parece ser sensual e musical da autora, que ainda por cima desenha seus personagem! É um presente para o leitor um livro assim!

    Pandora
    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir

Opinem, comentem, compartilhem, façam como o filme "A Corrente do Bem" e passe adiante!


E Por favor! Sem palavras de baixo escalão, ou que possa denegrir qualquer pessoa. Lembre-se, quem escreveu o post é uma pessoa igual a você (nem melhor e nem pior). Comentários deste tipo serão deletados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...