segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Peter Pan 2015


A origem do menino que não queria crescer


Diferente das versões que estamos acostumados do menino que não queria crescer, este filme traz a sua origem, bem como sua relação com o Capitão Gancho (que eram amigos) e sua chegada a Terra Nunca.


A história se passa inicialmente durante a Segunda Guerra Mundial, onde o órfão Peter é raptado por piratas e levado à Terra do Nunca, para trabalhar como escravo na mina do vilão Barba Negra - que entre uma rocha polida e outra acaba conhecendo Gancho. Peter não sabe que é especial até conseguir voar (por acaso) quando é escolhido para ser eliminado por um roubo que não cometeu. É à partir daí que o garoto descobre (através do próprio Barba Negra), que ele pode ser O Escolhido. 

Diferente do que vimos anteriormente em outras mídias, Peter não é um garoto divertido, mas sim alguém sério que carrega um grande fardo e é inseguro, afinal, ele ainda não conseguiu descobrir qual a sua missão num mundo onde vale tudo, desde um navio que não está ancorado no oceano até garotos que cantam e dançam ao som de diferentes canções (como Smell Like Teen Spirits do Nirvana e Blitzkrieg Bop do Ramones).


O filme é recheado de referências para aqueles que souberem pegá-las, sejam elas do próprio universo da Terra do Nunca. sejam elas de cunho religioso (como o fato do Gancho o chamar de Messias e o fato dele ter três dias para provar que é o Escolhido). Sua companheira inseparável, Sininho (Tinker Bell) aparece de passagem que por muito pouco não é notada. Outra referência, dessa vez mitológica é a citação à Pan, que na mitologia grega é o deus dos bosques, dos campos, dos rebanhos e dos pastores).

Boa parte da história se foca no drama do menino em busca de sua própria história, aonde a única pista existente está numa velha carta deixada pelo que poderia ser sua mãe. Sendo o filme uma descoberta do herói, temos a fase do amadurecimento: que é tida no momento que precisa voar, tornando-se enfim "Pan", o Escolhido que todos precisavam, ganhando asas próprias. Infelizmente, Gancho ganha mais destaque e protagoniza cenas divertidas que no final ainda nos deixa com a pulga atrás da orelha: como bons amigos se tornaram inimigos? O vilão, Barba Negra, que além de impulsionar o protagonista desejando o tesouro das fadas para prolongar sua vida, impressiona: ainda custo a acredita que é o ator Hugh Jackman naquele papel.


O filme agrada bastante e traz a origem de uma história querida por muitos, ainda mais por aqueles que ainda tem dentro de si sua criança interior. Claro que não é nenhum blockbuster arrasa quarteirão, mas impressiona pela sua direção e uso de cores, que parecem estar em harmonia constante apesar de serem chamativas, talvez valesse ser visto em 3D.

E lá vamos nós para mais uma trilogia distribuída pelo estúdio Warner Bros (caso tenha continuação)

Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Ainda não assisti ao filme, mas parece ser uma boa pedida, Naty. Saber a origem dos personagens sempre é interessante, sem falar que essas referências enriquecem muito mais o enredo.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do top comentarista de novembro. Você pode ganhar um livro incrível!

    ResponderExcluir

Opinem, comentem, compartilhem, façam como o filme "A Corrente do Bem" e passe adiante!


E Por favor! Sem palavras de baixo escalão, ou que possa denegrir qualquer pessoa. Lembre-se, quem escreveu o post é uma pessoa igual a você (nem melhor e nem pior). Comentários deste tipo serão deletados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...