terça-feira, 3 de novembro de 2015

IV Sarau Mistérios da Meia Noite: EDIÇÃO ESPECIAL ANIVERSÁRIO DA DARKSIDE



O portal RedeVamp em parceria com o Taberna Cultural, realiza, desde março de 2015 (se minha memória não falha) o Sarau Mistérios da Meia Noite, que no último sábado alcançou a quarta edição (IV Sarau Mistérios da Meia Noite).


Em resumo e de acordo com o Wikipédia, Sarau é um evento cultural ou música realizado geralmente em casas particulares onde as pessoas se encontram para se expressar ou se manifestar artisticamente. 

O IV Sarau Mistérios da Meia Noite: EDIÇÃO ESPECIAL DE ANIVERSÁRIO DA DARKSIDE aconteceu no dia 31 de outubro na Livraria Cultura, no Conjunto Nacional em São Paulo. Além de ter a participação da editora DarkSide, houve também  a participação de outras editoras lindas e perfeitas. 

Como todos sabem, o Naty in Wonderland é um blog amigo do Sarau e eu mesma me tornei recentemente colaboradora do site Taberna Cultural. Eu estive presente no evento, batendo cartão desde a segunda edição (só que dessa vez como colaboradora).

Sai de olhos fechados. xD

Já que o Sarau leva o nome de Mistérios da Meia Noite, é óbvio que tivemos uma noite cheia de mistérios, histórias e livros. O evento, que geralmente acontecia à partir das 18h00, dessa vez teve seu início antecipado para às 16h00 (com algum tempo de atraso, já que imprevistos sempre podem acontecer), e para fazer uma coisa bacanuda, ficou decidido que o evento seria dividido em dois blocos:

Das 16:00 às 18:00 ficou reservado para a apresentação do novo Sarau bem como a distribuição de senhas e apresentação dos cronogramas. Tivemos a presença do pessoal da Geração Editoral, do livro Paralelos (que eu fiquei com vontadinha de ler), onde o autor Leonardo Alkmin nos apresentou um pouco sobre da onde vem a literatura fantástica, que é tão bom e está sempre tão presente como os outros gêneros, mas que as grandes massas publicitárias (como revista Veja, Folha de SP etc) simplesmente não comentam, mostrando uma linha do tempo, que passou por Dante Alighieri, Kafka, Dotoiéviski, Allan Poe, Stephen King e H.P. Lovecraft, além é claro do autor falar do livro dele. 


Tivemos também a apresentação dos livros do Jhonatan Souza e Catia Mourão, a série Mais Além da Escuridão e o campeão (se não me engano) do Concurso de Contos iria ganhar um personagem no próximo livro dos dois.

E fechando com chave de ouro esse primeiro bloco tivemos a apresentação do filme Condado Macabro, que estreará em breve nos cinemas brasileiros, com a presença de um dos autores e do diretor do filme (que inclusive, foi citado em uma matéria no próprio sábado no jornal Diário de SP). É de suma importância que quem puder assista o filme durante sua primeira semana de exibição, visto que o cinema brasileiro (assim como outras mídias), não tem poder no próprio país de origem e pode sair de cartaz logo na segunda semana, perdendo espaço para os blockbusters. O filme vem fazendo sucesso em outros países da América Latina. Aliás, isso também foi algo que o Lord A (vampiro que não brilha no sol e um dos idealizadores do portal RedeVamp) comentou durante o Sarau - temos que dar força para o que é produzido aqui, não só com livros, mas com tudo. 

Esse ator é o palhaço ali no pôster

Teve também a presença de Andrei Fernandes do site Mundo Freak apresentando seu novo projeto Kalciferum, que está online no Catarse, onde serão aceitas doações à partir de R$15,00 até o dia 07/12/2015. Para saber mais sobre o projeto, valores e recompensas, acesse a página do projeto no Catarse.


Após o final do primeiro bloco, tivemos um intervalo (que durou das 18h40 às 19h40 aproximadamente), do qual todos ou muitos aproveitaram a oportunidade para fazer uma boquinha, fumar ou ir ao banheiro. 

Logo às 19h40 houve o bloco DARKLOVE, que foi focado quase que exclusivamente para os lançamentos da editora que apostou no escuro, a Darkside, com o lançamento do livro Hallhaiser e com direito a participação exclusiva do próprio Pinhead


Como apresentação do Sarau, tivemos o vampirão Lord A falando da origem do Halloween, resumidamente desde os primórdios até a prática de doces ou travessuras. Eu acho a voz do Lord A incrível, e realmente acredito que ele é um vampiro. Quem já o ouviu, sabe que o difícil é não prestar atenção no que ele diz. Junto dele estava sua esposa e também dona do Portal Redevamp Sra. Xendra, divando com um cosplay de Melévola.




Elaine Velasco também esteve apresentação seus livros Filhos de Lilith e A Herança de Lilith, como também já anunciou que no próximo Sarau vai fazer o lançamento do seu próximo livro, Dicas Para Autores Iniciantes, que de acordo com a própria autora foi feito à partir de perguntas feitas a ela no II Sarau Mistérios da Meia Noite, que aconteceu em abril deste ano.

Ainda no segundo bloco houve um Escrevivendo ao vivo com os autores Giulia Moon e Walter Tierno da Giz Editorial. Escrevivendo é o nome de um curso de escrita criativa, ministrado pelos dois, onde tivemos a chance de ouvir contos de alguns dos alunos, e olha, resultado positivo, teve até gente que suou pelos olhos. 




Assim como em outras edições do Sarau houve também o concurso de Contos e o concurso Cosplay. O concurso de contos premiou os cinco melhores contos que seguissem as regras propostas, entre elas sendo o tema darkside (referindo-se tanto a editora em si como sobre contos sobre elas e etc). Foi uma pena que não houve tempo para a leitura dos mesmos (o que na minha humilde opinião aconteceu devido a leitura dos contos do Escrevivendo). O de cosplay é um dos mais legais. Além da pessoa ir caracterizada como algum personagem de terror, a comissão julgadora também julgou a apresentação característica do mesmo, e quem fizesse cosplay de algum personagem já publicado pela Darkside, ganhava pontos a mais.

O IV Sarau Mistérios da Meia Noite se encerrou com os sorteios e o lema do Sarau é que ninguém sai de la de mãos abanando, então todos que participam até o fim ganham! 

Pode ser que devido a quantidade de coisas que aconteceram no evento, algumas tenham ficado de fora ou que estejam com a ordem invertida. 


escrito por uma pessoa que curte e apoia o #‎saraumisteriosdameianoite‬, bem como o ‪#‎tabernacultural‬ e o portal Redevamp

*se você aparece em algumas das fotos e não quer ver elas por aqui, por favor, envie e-mail para naty.wonderland@gmail.com e solicite a retirada, bem como o envio da foto

Comente com o Facebook:

7 comentários:

  1. Olá!
    Olha, que chique. Ahazando como colaboradora! Gostaria de eventos parecidos com estes por aqui. Os que fui não foram tão abrangentes e legais, apesar de não ter ido em muitos tbm...
    Adorei seu avental (é você, né???). teve até gente que suou pelos olhos. LOL DUHUIFHSDUISGHIUSDHFID
    A galera ahazou nas fantasias tbm!
    Abraços~

    Nankin Dust

    ResponderExcluir
  2. Que evento mais mara! Deve ter sido muito divertido. Espero poder ir um dia e talvez tenha algo similar por aqui. Mas seria meio difícil parcerias do tipo, visto que aqui não tem editoras. Conseguiu encontrar a Medora ou ela nem foi?
    Fiquei curiosa para ouvir a voz do sr. vampiro xD

    Bjs de glitter!
    Sussurro do Ar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É facilzinho resolver a última questão Ichigo. É só ouvir a rádio Antena Zero toda segunda as 0h (ou terça). Ele e a Srta. Xendra apresentam o programa Vox Vampírica (http://www.antenazero.com/programa/vox-vampyrica/)

      Excluir
    2. Vish, não tem nada gravado não? :X Essa hora a fada aqui tá dormindo pra trabalhar! xD

      Excluir
    3. Hum...Acho que eles tem podcast ou vídeos. Dá uma olhada no site deles
      http://www.redevampyrica.com/home/vox-vampyrica/

      Excluir
  3. SÉRIO QUE EU PERDI ISSO? NOSSAAAA, BOLADAAAAAAAAAAAAAAAAAA! Me avise na proxima :(
    | A Bela, não a Fera |
    | FB Page A Bela, não a Fera|

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já tem data, só conferir em https://www.facebook.com/saraudameianoite?fref=ts

      Excluir

Opinem, comentem, compartilhem, façam como o filme "A Corrente do Bem" e passe adiante!


E Por favor! Sem palavras de baixo escalão, ou que possa denegrir qualquer pessoa. Lembre-se, quem escreveu o post é uma pessoa igual a você (nem melhor e nem pior). Comentários deste tipo serão deletados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...