domingo, 6 de setembro de 2015

Star Wars Legends: Provação

Star Wars: Provação - Troy Denning - 2015 - 408 páginas - Aleph

Uma última aventura para Han, Leia e Luke.
Quase quarenta anos após os acontecimentos de Star Wars - Episódio VI, Lando Calrissian recorre aos velhos amigos Han e Leia, a fim de enfrentar um estranho conflito com piratas espaciais em sua nova refinaria na Orla Exterior. Mas um cheiro de conspiração paira no ar, e as ameaças se mostram muito maiores que o simples assédio de grupos de assaltantes siderais. Apenas uma complexa investigação será capaz de desvendar as verdadeiras intenções dos piratas e de uma suspeita corporação, chamada Tecnologia de Exploração Galáctica.
Dois grandes vilões, movidos por vingança e ambição e talvez ainda mais perigosos que o próprio Império, farão o ex-contrabandista e a esposa, agora cavaleira Jedi, se unirem novamente a Luke nessa aventura que explora dinâmicas da Força de uma forma nunca antes feita.
Repleto de ação do começo ao fim, Provação traz de volta os principais personagens da saga Star Wars, em uma trama que combina perfeitamente chantagens, sequestros e batalhas tão épicas quanto as da trilogia original.

A história que fecha o Universo Expandido, ou o Legends.

Cronologicamente, Provação foi o último livro lançado antes da nova validade para o que faz ou não parte do cânone Disney, sendo a história que fecha o Universo Expandido e curiosamente o livro é tido como "a última aventura para Han, Leia e Luke". Seria isso coincidência ou o inevitável?

Quase quarenta anos após a vitória da Aliança Rebelde sobre o Império, Lando Calrissian enfrenta uma situação com alguns piratas espaciais que perturbam as atividades de sua nova refinaria. Lando não imagina que por detrás disso há todo um complô, mas o fareja, e ele recorre a ajuda de seus velhos amigos, o trio composto por Luke Skywalker - agora Grão-Mestre Jedi -, Leia Solo - uma Cavaleira Jedi - e Han Solo, que dispensa qualquer tipo de apresentação.

Provação foi o terceiro livro lançado pela Editora Aleph relacionado ao Universo Expandido de Star Wars e é também um derivado da série de nove livros que compõem a "Fate of the Jedi", escritos por Aaron Allston, Cristie Golden e Troy Denning, que trazem diversas informações importantes para alguns personagens, como a trágica história da família Solo, a aparição da Sith Vestara Khai e seu envolvimento com Ben Skywalker (filho de Luke) além de outros acontecimentos.

Como que para encerrar o Universo Expandido, Troy Denning nos traz personagens bem conhecidos dos fãs e ainda nos apresenta a uma ótima dupla de vilões, os irmãos Craitheus e Marvid Qreph, que apesar de não serem dotados de força física possuem uma inteligência natural da espécie Columi, que os deixa sempre um passo à frente, sendo movidos pela vingança e cobiça. Apesar de ter a aparição da Sith Vestara Khai, não é ela quem comanda o show.

Se os livros de Star Wars fossem ilustrados, seria melhor ainda

O livro possui uma narrativa ágil, com ação do início ao fim, deixando os leitores sem fôlego, além de mostrar um ótimo entrosamento entre as personagens, com destaque para o casal Han e Leia, que após tanto tempo juntos desenvolveram tamanha cumplicidade que não precisam necessariamente de palavras para se comunicarem. Outro exemplo é o trabalho em dupla entre Leia e Luke (ambos Jedis), que funciona numa harmonia que dá gosto de ler. Troy Denning faz valer o título do livro, pois acredito que em nenhuma outra obra o trio ira ser tão maltratado como acontece aqui, enquanto reproduz perfeitamente a sincronia presente nos filmes. Lando continua sendo o tal que sempre foi e as novas (velhas) personagens também cumprem seu papel exatamente como é ordenado.

É realmente uma pena que seus antecessores (os noves livros da Fate of the Jedi) não tenham sido publicados por aqui antes. Como a história se passa quase quarenta anos após os acontecimentos de Star Wars - Episódio VI, e bem, considerando todo o tempo, é inevitavelmente nos deparamos com várias informações e destinos de alguns personagens (alguns exclusivos do Universo Expandido) que para alguns pode não cair muito bem, deixando o leitor um tanto confuso e perdido diante de tanta coisa nova (ou velha, já que o UE virou Legends), que pode ser facilmente contornado durante a leitura, já que o autor fez questão de apresentar, mesmo que rapidamente, alguns fatos da atual situação.

De todos os livros que li até agora, Provação se tornou meu preferido e assim como o título encerra a fase dos livros no Universo Expandido, ele também serve muito bem como um ponto final para as aventuras iniciadas em Uma Nova Esperança. Resta saber se a Aleph irá trazer seus antecessores até nosso alcance. Contudo, isso é algo que somente o tempo poderá dizer - ou a própria editora em suas redes sociais.

E que a força esteja com todos nós!

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Olá, Naty.
    Provação também ficou entre os meus favoritos. A narrativa ágil, as reviravoltas e os personagens bem mais maduros deixaram essa obra sem igual. Aliás, acredito que os pontos fortes da obra são os bons vilões e os personagens "mais velhos". Assim conhecemos um lado deles que não é apresentado no cânone.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de setembro. Serão dois vencedores.

    ResponderExcluir
  2. Eu sou uma herege e nunca li nada de Star Wars kkkkkkkk as gostei de saber que tem uma narrativa ágil e nada enfadonha, ultimamente estou fugindo de narrativas cansativas kkkkk

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir

Opinem, comentem, compartilhem, façam como o filme "A Corrente do Bem" e passe adiante!


E Por favor! Sem palavras de baixo escalão, ou que possa denegrir qualquer pessoa. Lembre-se, quem escreveu o post é uma pessoa igual a você (nem melhor e nem pior). Comentários deste tipo serão deletados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...