terça-feira, 12 de maio de 2015

A 5ª Onda

A quinta onda está começando


A 5ª Onda - Rick Yancey - 368 páginas - 2013 - Fundamento

Depois da primeira onda, só restou a escuridão
Depois da segunda onda, somente os que tiveram sorte sobreviveram
Depois da terceira onda, somente os que não tiveram sorte sobreviveram
Depois da quarta onda, só há uma regra: não confie em ninguém.
Agora A QUINTA ONDA está começando...
Cassie está sozinha, fugindo dos Outros. Ela vive em uma Terra devastada, onde qualquer pessoa, até mesmo uma criança, pode ser o inimigo. Um inimigo que parece humano, que espreita em todos os lugares, pronto para aniquilar os últimos sobreviventes. Permanecer sozinha é permanecer viva - Cassie acredita nisso até encontrar Evan Walker. Mas será que ela pode confiar nele? Será que ele pode ajudá-la a resgatar o irmão?
Chegou o momento que Cassie deve escolher entre a esperança ou o desespero, entre a vida ou a morte. Entre desistir ou lutar!

A 5ª Onda traz uma história surpreendente e nos introduz no momento através de flashbacks, que são revividos por Cassie, sobre o que foram as quatro ondas anterior - já que a história inicia durante o que poderia ser a quinta onda. Os Outros são seres de outro mundo (alienígenas), só que totalmente diferente do que vemos em filmes do gênero, tais como Independence Day e Guerra dos Mundos, como exemplo, já que eles podem ser você ou quem sabe eu.

Cassie acredita ser a única sobrevivente no planeta e que possui um único objetivo, resgatar seu irmão mais novo, que foi levado pelos Outros para um local secreto. Após a 4ª Onda, ela aprende na marra a não confiar em ninguém, até encontrar Evan Walker, que parece bom demais para ser verdade.

As ondas, como são chamados os ataques alienígenas aconteceram sem nenhuma periodicidade e cada qual traz um evento que a marcou como tal. "Depois da primeira onda, só restou a escuridão", é quando um pulso eletromagnético faz com que toda a energia do planeta seja perdida. "Depois da segunda onda, somente os que tiveram sorte sobreviveram", tsunamis ao redor do mundo fez o número de mortos na primeira parecerem piadas. "Depois da segunda onda, somente os que tiveram sorte sobreviveram", um vírus parecido com o ebloa modificado geneticamente mata 97 de cada 100 pessoas infectadas. "Depois da quarta onda, só há uma regra: não confie em ninguém", os imunes sobreviventes e qualquer pessoa podem ser os Outros. E então, vemos o começo da 5ª Onda, quando os humanos passam a matar uns aos outros.

"Por quê?" é a pergunta que nos acompanha durante quase toda a leitura. Por que os Outros invadiram a Terra? O que eles querem afinal? Por que personagem x age assim? Por quê? Por quê? A narrativa possui um quê que te faz confiar ao mesmo tempo em que desconfia. O curioso e talvez o ponto chave da narrativa, que acontece em primeira pessoa, não é se fixar somente na perspectiva de Cassie, mas na de outros personagens que tem lá sua importância para a história, sobreviventes dos quatro ataques e que possuem algo em comum, querem continuarem vivos.

Rick Yancey conseguiu com que entendêssemos um pouco cada lado da história e como suas vidas se cruzam. É um livro cheio de reviravoltas e por mais que possua outras duas continuações - O Mar Infinito e outra sem nome ainda -, os mistérios deste livro, em sua maioria foram desvendados, sendo bastante aceitáveis nas atuais circunstâncias. Claro que o mistério que ronda Evan Walker pendura. Por quê?

Seu contexto é tenso (mesmo para um livro infanto juvenil) e o autor trabalha conceitos de força, esperança e principalmente de humanidade, esta última que nos faz refletirmos o que nos torna humanos e até quando, dentro das circunstâncias, devemos ter perseverança para lutar perante um difícil e quase intransponível obstáculo, que decide se você vive ou morre.

A 5ª Onda é trazido a nós pela editora Fundamento. Seu acabamento causa uma certa estranheza para quem está acostumado com outros trabalhos da editora, o que nas atuais circunstâncias é ótimo. Sua continuação, O Mar Infinito foi lançado em meados de fevereiro à março. Em 2016 deve estrear uma adaptação para o cinema estrelado por Chloe Grace Moretz (a nossa Hit Girl de Kick-Ass) no papel de Cassie. Nem preciso dizer que imaginei a atriz durante toda a história né?



Escrito por uma pessoa que não sabe se sobreviveria à primeira onda, quem dirá as cinco.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opinem, comentem, compartilhem, façam como o filme "A Corrente do Bem" e passe adiante!


E Por favor! Sem palavras de baixo escalão, ou que possa denegrir qualquer pessoa. Lembre-se, quem escreveu o post é uma pessoa igual a você (nem melhor e nem pior). Comentários deste tipo serão deletados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...