quinta-feira, 23 de abril de 2015

Três livros que mudaram minha vida

1 vida. 3 livros




Saiba porque eles mudaram a minha vida

Livros possuem o poder de mudar a vida das pessoas. O poeta Mario Quitana já falou isso: "Os livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas. Os livros só mudam as pessoas."

Por isso, hoje, no Dia Mundial do Livro eu vou indicar três livros que mudaram a minha vida, explicando (curto e grosso) do porque eles são importantes para a minha vida:

Harry Potter


Ok. Quem começou a ler livros à partir do final da década de 1990, começo das 2000 com certeza esbarrou na saga do bruxinho mais querido de todos (mas existem algumas exceções). Não lembro exatamente como foi meu primeiro contato com ele. Talvez tenha sido com o filme (que eu tive o prazer de assistir no cinema), mas lembro-me que na segunda série (do antigo Ensino Fundamental) eu emprestei A Câmera Secreta da biblioteca da escola e acho que foi meu primeiro contato com livros "grossos". Antes desse livro eu só lia aqueles fininhos e cheios de ilustração (gibi também entra na conta), até chegar na fase do "chega de desenhos". Sim, eu não queria mais ler livros fininhos e cheio de desenhos e foi aí que Harry Potter entrou na minha vida. E curiosamente, por causa do prazo eu não consegui ler A Câmera Secreta inteira, parando no capítulo 14. Depois disso, passei a dedicar minhas leituras a livros "grossos" e até hoje não parei. E sabe o que é o mais legal? Eu - assim como aqueles que começaram a ler livros à partir do final da década de 1990 começo da 2000 -, cresci junto com o personagem e hoje Harry Potter está no topo das sagas literárias que eu mais adoro, pois além de ser uma boa história de fantasia, cheia de criaturas extraordinárias é também uma história que mostra como nossas escolhas fazem sim toda a diferença. 

Por que foi importante para mim? Porque fez eu entrar de cabeça no mundo da leitura, mesmo que de mansinho.


Valentina - Na Câmera Escura


Sim, eu já torci o nariz para esse tipo de literatura (graças ao boom de 50 Tons), mas me senti atraída por uma personagem erótica dos quadrinhos italianos até que me vi desejando ler (após uma leitura na revista mensal Mundo dos Super Heróis ed. 39 - Homem Aranha: 50 anos de aventuras) Valentina - Na Câmera Escura. Valentina por si só já atrai bastante atenção, afinal, é uma personagem fictícia baseada na atriz Louise Brooks, dos anos 1920. E olhem só, Valentina protagoniza uma hq erótica de mesmo nome dos anos 1960. E sim, Valentina - Na Câmera Escura é um livro erótico que mostra um autoconhecimento, e no caso, acontece na forma do mais puro prazer, trazendo a tona alguém que a própria Valentina jamais pensou em existir.

Por que esse livro é importante para mim? Porque a primeira literatura erótica a gente nunca esquece. 

Jogos Vorazes


Que a sorte esteja sempre com você! Ok, Jogos Vorazes é uma crítica aberta a toda a nossa sociedade e por mais que Katniss seja um exemplo que todas querem seguir, infelizmente, NÓS somos a Capital (e não o contrário). Assim como a Capital do livro (que controla toda Panem), nós nos importamos com a aparência, pensamos bastante nos nossos próprios umbigos e sim, ficamos na frente da tv assistindo reality show (não importa de qual gênero), isso sem contar em outras atrocidades que fazemos, tais como ser influenciados pelas propagandas.

Por que esse livro é importante para mim? Porque me mostrou tudo isso e mais. E que ainda, por mais difícil que seja, tomos somos ou já fomos (um pouco ou bastante) hipócritas.


Esse post faz parte do grupo ROTAROOTS, que tem o objetivo de resgatar a época de ouro dos blogs pessoais, incentivando a produção de conteúdo criativo e autoral, sem ser clichê e principalmente, sem regras, blogando por diversão e pelor amor. 

Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Dos mencionados, já li apenas a trilogia Jogos Vorazes. Os livros, sem dúvidas, entraram na minha lista de favoritos. E como você bem disse: nós somos a Capital, não o contrário. Isso se pensarmos em Brasil. Se olharmos para o nosso interior não teremos muita dificuldade em achar cada distrito.
    Nós resta, após a reflexão, fazer o possível para mudar isso.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de abril. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  2. Eu amo "Harry Potter" e "Jogos Vorazes" não cresci com o Harry, mas não tem como conhecer o mundo da autora e ficar indiferente, já "Jogos Vorazes" eu sempre digo que vivemos em uma distopia e a gente nem sente... Nossa sociedade não evoluiu para o mais o melhor e a desigualdade bate a porta... somos hipócritas e nos negamos a encarar a realidade...

    Fiquei com vontade de falar sobre os livros que me mudaram, que sabe encontro energia!?!?!?

    Pandora
    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  3. Harry Potter mudou a vida de uma geração inteira. Pelo que me recordo é o primeiro "best-seller" mundial de livros grandes para um público infanto-juvenil! Me lembro que conheci os livros pela revista Recreio :P Mas já no 6-7º já tinha perdido o fangirlismo que tive do 1 ao 5.

    Corvinal é amor. Beijos.

    ResponderExcluir

Opinem, comentem, compartilhem, façam como o filme "A Corrente do Bem" e passe adiante!


E Por favor! Sem palavras de baixo escalão, ou que possa denegrir qualquer pessoa. Lembre-se, quem escreveu o post é uma pessoa igual a você (nem melhor e nem pior). Comentários deste tipo serão deletados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...