terça-feira, 14 de abril de 2015

Por que eu consegui gostar do Jupiter

Desabafo sobre uma sútil mudança de gosto



Favor não confundir com Cybercop Jupiter (Cybercop, os Policiais do Futuro) nem o planeta Jupiter e muito menos a Sailor Jupiter.

Para começar esse texto é necessário começar pelo fim.

Durante o Versailles World Tour 2010 (que foi a primeira turnê da banda), houve alguns anúncios não tão bons assim, tal como o fim. Foi anunciado no webiste oficial que a banda encerraria suas atividades até o final de 2012, com a seguinte declaração: "Estamos comemorando nosso quinto aniversário, e não temos uma posição clara sobre o futuro da banda, então decidimos que o melhor para a banda e todos os músicos envolvidos, é que, a banda encerre todas as suas atividades até o final de 2012." 

Contudo, no dia 01 de abril de 2013 (podia ter sido mentira não?) os ex-membros do Versailles: Hizaki (guitarra), Teru (guitarra), Yuki (bateria) e Masashi (baixo) anunciaram a formação de uma banda chamada Jupiter, que conta com a presença de um novo vocalista, Zin. Seu single de debut, "Blessing of the Future" saiu em 24 de julho, e seu primeiro álbum "Classical Element" foi lançado em 28 de agosto.


Infelizmente, ambas as notícias não agradaram uma grande maioria dos fãs de Versailles, que acreditam que o Jupiter é a continuação de Versailles entre outras comparações, que colocarei adiante. Por ser os mesmo membros da banda com o nome francês, o estilo acaba sendo bastante parecido, sendo uma sombra do Versailles e há quem diga que o vocalista Zin tem a cara do Miku do An Cafe, com uma falha tentativa de se assemelhar ao Kamijo. 

Ok, fãs descontente existem desde que qualquer banda tenha acabado, mas tem muitos comentários por aí que são incoerentes. Contudo, o Jupiter não é o Versailles com outro vocalista (como eu mesma já afirmei anteriormente). É uma outra banda. Não sei se encaixa no mesmo caso de Malice Mizer, que teve a fase Gackt e depois a fase Klaha.


Com Jupiter, por mais que seja os mesmos membros (exceto o vocalista) que fizeram do Versailles o que ele é, são agora parte do Jupiter, e seu som é diferente. Enquanto o Versailles é mais melódico, alternando entre o pesado e o uso de melodias que a classificam como metal sinfônico e neoclássico, o Jupiter é mais focado no Heavy Metal puro, com uso sim de melodias, mas de uma maneira diferente e não tão intensa assim. Basta ouvir ambas as bandas e ver as diferenças. E sim, eu cheguei a sentir certa semelhança da banda com nome do planeta com o som do Iron Maiden. Foi tal fato aliás, que me fez dar uma chance para ouvi-la, e tudo aconteceu por causa da música Birth of Venus. Sim, antes de ouvi-la eu torcia o nariz para as poucas músicas que eu tinha na banda no pc.

E sim, é simples ouvir a banda e não se sentir decepcionado. Não a compare com o Versailles. Deixando qualquer comparação de lado (embora às vezes o Zin soe como o Kamijo), o Jupiter é uma banda, Versailles é outra. Ponto. E seus sons não são tão parecidos assim. Sim. O Jupiter será perseguido (talvez eternamente) pela sombra que um dia foi o Versailles, mas isso depende de cada um. Eu não escuto (mais) o Jupiter pensando numa possível volta do Versailles, e sim no Jupiter como uma banda, o que ela é na verdade e o Versailles como outra banda. E sim, eu tenho esperanças que o Versailles volte algum dia. 


Claro, gostos são diferentes. Mas não adianta comparar banda x com banda y só porque você é fã da banda x antes dela acabar e não tenha gostado do som da banda y. E sim, um tweet que eu li a muito tempo e que abre o post é válido: "Por favor, não comparem Jupiter com Versailles, eles nem ao menos estão no mesmo mapa". Se você ouvir Jupiter com o pensamento de que é o Versailles com outro vocalista, você nunca vai conseguir gostar do som, por mais interessado que você possa estar. 

Infelizmente, decepções de fãs existem em qualquer mídia, desde que o fã em questão tenha a mente fechada, - aliás, como fã de Star Wars já estou me preparando para as mudanças que virão com o Episódio VII. Por isso ter a mente aberta ajuda a ver outras percepções e faz com que sejamos mais maleáveis. Contudo, isso não significa que tudo o que meu ídolo fizer eu tenho que gostar, até porque ainda não inventaram algo que agrade gregos e troianos ao mesmo tempo. Cada gosto tem seu tempo e sou uma prova viva que os gostos mudam com o passar dele. Hoje eu escuto Jupiter sem compará-lo com o Versailles e estou satisfeita com isso.

Escrito por uma pessoa que tem músicas do Jupiter na playlist atualmente

Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Olha, eu não conhecia essa banda, que vergonha, apenas já escutei alguma coisa de Versailles, pode deixar que não farei comparações rsrsrss

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  2. Olha, não sabia disso. Faz anos que não escuto j-rock e fiquei curiosa para ouvir. Pq para mim Versailles sempre ficava tão "cover de Malice Mizer" e se mudaram o estilo, talvez desgrude essa mensagem do meu subconsciente xD

    E a "banda" Jupiter que eu gosto é a boyband de Idolm@ster 8D Super amo de paixão a música Alice or guilty! Recomendo ouvi-la no youtube x3

    Beijos de glitter!

    ResponderExcluir
  3. Não conheço a banda, mas isso de comparar bandas anteriores com outras que surgem depois, com componentes em comum, é a coisa mais normal e chata. Tem gente que tem dificuldade de entender que há mudanças em tudo no mundo.
    Excelente postagem.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de abril. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir

Opinem, comentem, compartilhem, façam como o filme "A Corrente do Bem" e passe adiante!


E Por favor! Sem palavras de baixo escalão, ou que possa denegrir qualquer pessoa. Lembre-se, quem escreveu o post é uma pessoa igual a você (nem melhor e nem pior). Comentários deste tipo serão deletados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...