quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

O que não pode faltar na minha ceia de Natal

Ho, ho, ho Feliz Natal.... 



Santa hipocrisia Batman

Dezembro é o mês da hipocrisia. Mês que os comerciantes adoram - e os funcionários nem tanto. Mês que todo mundo gasta o que não tem. Mês do peru, do chester, do lombo canadense. Mês de estourar o limite do cartão de crédito - para depois sofrer com o "bom principio" que atende pelos nomes de IPTU, IPVA etc... Mês que o bom velinho sofre com o calor do Brasil - e são pagos para isso, e muito bem pagos. Mês dos amigos secretos, amigos ocultos, dos inimigos secretos. Mês das confraternizações. Mês das Cestas de Natal. Mês do Pannetone. Mês dos chocotones - para aqueles que odeiam as frutas cristalizadas. Mês de espremer nozes na porta. Mês do "é pavê ou é pra comê?" Mês do "e os namorados?" Mês de família reunida. Mês de presentes meh... Mês de "mãe, eu quero!" Mês do "me dá de presente de Natal?" Mês das árvores enfeitadas. Mês dos pisca-pisca. Mês da segunda parcela do 13º salário. Mês dos enfeites. Mês dos corais. Mês da cidade enfeitada. Mês que te faz repensar todo o ano - inclusive e especialmente aquelas metas de Ano Novo, prometidas no começo do ano. Mês de se presentear. Mês de ser presenteado. Mês de desejar Boas Festas. Mês das cores verde e vermelho. Mês dos mesmos comerciais natalinos na Globo e RedeTV. Mês dos ursos polares da Coca Cola. Mês de retrospectivas. Mês de contagem regressiva. Mês de desejar Feliz Natal e um Próspero Ano Novo. 

Se você conseguiu ler até aqui, parabéns e obrigada. Essa foi a introdução. 


Quais são os ingredientes para uma ceia perfeita? Curioso essa pergunta, já que minha animação para a data estava zerada e passou a negativa uma semana antes graças ao falecimento do meu avô, que voltou ao zero graças ao presente que me dei.

O que não pode faltar na minha ceia de Natal:

A árvore. Aliás, ela simboliza a vida. Ou, nesse caso, o pinheiro tem tal significado. De acordo com o site O que é, Conceito e Definição, é uma das poucas árvores que sempre se mantém verde, mesmo durante o inverno, diferente de outras, que perdem as folhas. Convenhamos, uma árvore enfeitada é outra coisa não?


Comida gostosa e gorda. E todo o regime, toda a dieta do ano inteiro vão por água abaixo com tantas coisas gostosas para comer em dois dias (24 e 25). E antes que toda a ceia tenha sido digerida, da-lhe mais comida. As sobremesas sempre tem lugar (lembra do "é pavê ou pra comê?") e não podemos esquecer o champagnhe (ou cidra) que no dia pode. Mas sem exageros!


Presentes. Ganhar presentes é tão bom. Presentear é tão doído - a carteira pode nunca mais se recuperar. Ganhar aquilo que queria é tão gostoso, ao mesmo tempo que ganhar aquela "lembrancinha" - que você não queria - de Amigo Secreto é tão meh.


Família reunida, muito embora festas familiares tenham se tornado extremamente chatas. Sempre tentei me divertir e ultimamente tem sido difícil fazer isso. Quando se cresce, as festas familiares se tornam chatas.  


A hipocrisia. Aquele falso sentimento que tentam te passar quando te desejam "Feliz Natal" ou "Boas Festas". E isso não vem de qualquer um, mas daquela pessoa que não fala "Bom Dia", "Obrigada", "Com Licença" uma única vez quando te vê na rua (ou em qualquer outro lugar). Vale o "Feliz Natal", "Boas Festas" com boas intenções. 


O espírito natalino, que está em falta esse ano. Parece que a data conseguiu se tornar verdadeiramente comercial - ou no caso, eu demorei muito a perceber isso. O Natal é só época de presentes + presentes = presentes. Acho que ninguém se lembra qual o significado da data. E claro, os problemas do ano ajudam bastante a ter falta do tal espírito natalino, além do desgaste que a época traz. Sem citações religiosas. 


O filme que idealiza como você queria que a sua ceia fosse. Perfeita. Uma família na mesa comendo um peru que ficou no forno o dia inteiro, e no outro dia, presentes debaixo da grande árvore de Natal, que ocupa metade da sala. E todos estão de bem com a vida, como se os problemas não existissem. E não pode faltar a neve, mas graças ao "jeitinho brasileiro", uma chuva serve, afinal e infelizmente, a vida não é um filme, com roteiro pronto e um grande elenco. Nas palavras de Charles Chaplin 
A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos.

Enfim. Na ceia de Natal não pode faltar que você seja você mesmo. Sem hipocrisias.  Sem falsidade. No dia (e depois dele), que você esteja de bem com a vida, porque estando de bem com a vida é que podemos curtir a data. A propósito, o post era para ser algo divertido, mas acabou sendo pessoal demais.




Esse post faz parte do grupo Rotaroots, que tem o objetivo de resgatar a época de ouro dos blogs pessoais, incentivando a produção de conteúdo criativo e autoral, sem ser clichê e principalmente, sem regras, blogando por diversão e pelor amor. Faça parte do grupo Rotaroots também e participe dos temas mensais.

Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Sinto muito pelo seu avô.
    Bom, minha família (eu, mãe, irmã) e a igreja da qual participo não comemoram o Natal, mas como a empresa dá cesta natalina, ninguém vai desperdiçar o peru, né? Hahaha. De qualquer forma, em razão dessa não-comemoração fico "livre" até certo ponto da hipocrisia e dos presentes ruins de amigo oculto (sério, acho que só dei sorte UMA vez e olha que eu sempre participava), mas não deixo de desejar feliz natal aos demais.
    Comigo foi o contrário: cresci, e então as festas de família deixaram de ser tão chatas... Talvez pela independência de poder sair da mesa/conversa ou do ambiente quando bem entender, haha.
    Anyway, que você tenha aproveitado a parte boa do Natal :D
    Abraços~

    ~ Nankin Dust ~

    ResponderExcluir
  2. Caraca esse foi o melhor post sobre o Natal lido nos últimos meses. Arrasou! Sem hipocrisia, com sinceridade, uma certa acidez é verdade... Mas como suportar a vida sem ser acido vez ou outra, ou vez em sempre. Para mim não pode faltar paz no meu Natal e esse ano para ter paz passei o Natal sozinha em casa com meu gato. A comida da minha tia não vale a pena ter que suportar as boas peças da minha família, que são muito muito muito cansativas!

    Cheros Naty, lamento pelo seu avô, infelizmente essa situação de perda é algo pelo qual todos temos que passar na vida... infelizmente avôs e avós não são para sempre.... eu ainda sinto a perda de Voinha e Voinho enquanto me pergunto o que vou fazer quando Pai e Mãe se forem [os pais da minha mãe chamo de assim].

    Enfim, que 2015 nos traga coisas boas!
    Pandora

    ResponderExcluir

Opinem, comentem, compartilhem, façam como o filme "A Corrente do Bem" e passe adiante!


E Por favor! Sem palavras de baixo escalão, ou que possa denegrir qualquer pessoa. Lembre-se, quem escreveu o post é uma pessoa igual a você (nem melhor e nem pior). Comentários deste tipo serão deletados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...