domingo, 23 de novembro de 2014

RESULTADO: Conhecendo o mercado de mangás - Outubro 2014

Depois do susto



O resultado horripilante dos 47 títulos que estiverem a nossa disposição nas bancas


Com um pequeno atraso (efeito dominó pelo fato do formulário de Novembro ter se atrasado), aqui vou eu
O projeto Conhecendo o mercado nacional de mangás é uma iniciativa do blog Anime Portfolio, em parceria com os blogs AnimeCoteOnly good animesMangatomNetoin!Otaku InsideEcchi Must DieLeitura Oriental e o Blog do Gusta que visa fornecer dados numéricos para que nós blogueiros e os demais fãs brasileiros de mangá possamos ter uma melhor noção de como anda o mercado nacional. E depois de muito tempo, eis que trago o resultado aqui para vocês, junto com uma pequena análise do nosso mercado, que anda em alta atualmente. - será que assim as editoras vão começar a divulgar os resultados?

Vamos aos números:

  • A pesquisa foi realizada entre os dias 16 de outubro até 17 de novembro de 2014, através de um formulário criado pelo blog Anime Portfolio com os títulos divulgados pelo checklist de cada editora.
  • Foram recolhidas informações de 196 internautas, dos quais 161 informaram ser do sexo masculino e 35 do sexo feminino.
  • Dentre eles, 9,6% tinham entre 10 à 15 anos, 60,2% tinham entre 16 e 24 anos, 22,4% tinham entre 25 a 30 anos e 7,6% tinham mais de 30 anos.
  • Com intenção de não desmoralizar nenhum título, os mangás que ficaram nos últimos lugares (do 26º ao 30º) não tiveram suas porcentagens divulgadas pelo Leitura Oriental.
  • 6 dos 196 internautas não escolheram nenhum mangá na pesquisa.


Os mangás mais desejados para comprar
(10/2014)
Votos
(%)
Yu Yu Hakusho #1 (JBC)
51,5%
Berserk #2 (Panini)
51,0%
Viland Saga #5 (Panini)
42,8%
20th Century Boys #13 (Panini)
36,2%
One Piece #33 (Panini)
34,6%
Rurouni Kenshin #23 (JBC)
34,6%
Magi – O Labirinto da Magia #4 (JBC)
33,6%
One Piece #52 (Panini)
31,6%
Tom Sawyer #1 (Volume Único) (JBC)
30,6%
Lúcifer e o Martelo #5 (JBC)
28,5%
10º
Monster #15 (Panini)
28,0%
11º
Love Hina #11 (JBC)
25,0%
12º
Dragon Ball #30 (Panini)
23,4%
13º
Blue Exorcist #13 (JBC)
22,9%
14º
Usagi Drop #2 (NewPOP)
20,9%
Sailor Moon #7 (JBC)
20,9%
15º
Hideout #1 (Volume Único) (Panini)
20,4%
Kuroko no Basket #4 (Panini)
20,4%
16º
BTOOOM! #9 (JBC)
19,3%
17º
Defense Devil #3 (Panini)
17,8%
18º
O Livro Secreto dos Guerreiros (Panini)
15,8%
Tutor Hitman Reborn #14 (Panini)
15,8%
19º
Bleach #61 (Panini)
15,3%
20º
Naruto #68 (Panini)
14,7%
After School of the Earth #1 (JBC)
14,7%
21º
Azumanga Daioh #2 (NewPOP)
13,7%
Sword Art Online - Aincrad #1 (Panini)
13,7%
Blood Lad #11 (Panini)
13,7%
Pokemon Black & White #2 (Panini)
13,7%
22º
Doubt #2 (JBC)
12,7%
23º
Black Butler #14 (Panini)
11,7%
CDZ – Next Dimension #9 (JBC)
11,7%
Fairy Tail #45 (JBC)
11,7%
24º
Meninas Perfeitas #1 (Vol. Único) (Astral Comics)
10,7%
Loveless #2 (NewPOP)
10,7%
Air Gear #25 (Panini)
10,7%
25º
Dawn - Tsumetai Te #1 (Nova Sampa)
10,2%
O Maestro #3 (Panini)
10,2%
Toriko #10 (Panini)
10,2%
Nura – A Ascensão do Clã das Sombras #25 (JBC)
10,2%
26º
Outros 7 títulos do mês de outubro
Entre 8,6 á 1,5%


Começamos pelas novidades do mês de outubro. Liderando a pesquisa, Yu Yu Hakushô (51,5%), carro-chefe de outubro da JBC mostrou que não veio somente para ser mais um relançamento. Provando que os pedidos não foram meros pedidos, os leitores fizeram questão de adquirir seu exemplar nas bancas, inclusive na segunda demanda enviada pela editora. Tom Sawyer (30,6%), mesmo sendo lançado para bancas e livrarias ficou em 8º lugar, enquanto O Cão Que Guarda as Estrelas, lançado em setembro e somente para livrarias e lojas especializadas teve um desempenho melhor. Contudo, o resultado de ambos foram quase iguais, com diferença de menos de 1%. O preço pode assustar inicialmente, mas vale o investimento, lembrando que é o único shoujo que obteve uma posição boa na pesquisa. 

Das novidades por parte da Panini, somente Hideout (20,4%) levou a melhor ficando em 15º. Meninas Perfeitas (10,7%), da Astral Comics, conseguiu por pouco ficar na frente de Dawn - Tsumetai Te (10,2%) da Nova Sampa. Será que foi por causa da temática ou por ser volume único?

Magi (33,6%) teve uma pequena queda se compararmos com o mês passado, passando seu lugar para mangás já conhecidos da Panini, tais como Vinland Saga (42,8%) e 20th Century Boys (36,2%) que são até desconhecidos do público por aqui, mas que se mostram com força, alcançado o 3º e 4º lugar respectivamente. Berserk (51,0%) conseguiu se manter em uma boa posição, não passando Yu Yu por pouco. Ao que tudo indica, nos meses de publicação do mangá, é muito provável que ele continue com uma boa porcentagem.

Dos mangás lançados pela Nova Sampa, somente Dawn - Tsumetai Te teve uma posição considerável no 25º lugar, empatado com outros três mangás. Sem desmerecer a posição, já que se encontra com outros mangás de peso como Toriko e Nura (este último caminho para seu final). Talvez a Sampa esteja "jogando" errado, pois há títulos em seu catalogo que precisam voltar as bancas, tais como Gurren Langan ou tentar arriscar com o re-lançamento de Vagabond. Isso prova que a editora ainda esteja tentando seu lugar ao sol, no meio de um mercado agora liderado pelas grandes Panini e JBC. 

Contudo, fica difícil levar em consideração este resultado com o do mês anterior (setembro), justamente por alguns títulos terem periodicidade bimestral, como também o número de séries que tivemos nas bancas. Talvez, isso tenha pesado para as novidades, uma vez que o leitor se proponha a dar continuidade nos títulos que já adquiri.

Resultado da pergunta extra: Você acompanha algum mangá pela internet que é publicado no Brasil?

  • Acompanho e também compro a versão brasileira do mangá: (51,0%)
  • Não acompanho nenhum mangá pela internet: (20,9%)
  • Acompanho, mas sempre paro quando o mangá é lançado no Brasil e passo apenas a acompanhar a versão brasileira: (12,2%)
  • Acompanho, mas não compro a versão brasileira do mangá: (11,7%)

Sou daquelas que não acompanha nenhum mangá pela internet (20,9%), só em algumas exceções: quando me contam spoiler e/ou fico curiosa com algum arco. Já fiz isso antes, quando assistia Bleach e o anime entrou em um filler justamente quando entraria no arco da história de 100 anos atrás. A única saída na época? Ler o arco ou uma parte dele na internet, enquanto o anime não voltava. Agora, não é algo que costumo fazer.

Contudo, seria interessante os sites que traduzem pararem de fazê-lo quando tal título for lançado por aqui e incentivar os leitores a adquirem a obra "legalmente" e são poucos os que fazem isso (12,2%). Talvez os mimimis à cerca da tradução diminuíssem, já que as traduções variam de um trabalho para outro. Contudo, isso ajuda na hora de escolher qual das novidades levar para casa, quando a pessoa compra o que acompanha pela internet. Mas isso é de cada um. 

O post foi feito à partir dos resultados divulgados pelo blog Leitura Oriental, tais como números e a tabela.


Aproveito a deixa e peço novamente a ajuda de vocês. É simples, rápido e deixo claro que não beneficiará nenhuma editora, já que o projeto não possuí tal tipo de vínculo. É mais para sabermos  por nós mesmo como anda esse mercado que cresce cada vez mais por aqui. É como se fosse uma curiosidade de fã para fã.


"Quanto mais pessoas responderem, maior será a vericidade dos resultados."

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opinem, comentem, compartilhem, façam como o filme "A Corrente do Bem" e passe adiante!


E Por favor! Sem palavras de baixo escalão, ou que possa denegrir qualquer pessoa. Lembre-se, quem escreveu o post é uma pessoa igual a você (nem melhor e nem pior). Comentários deste tipo serão deletados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...