terça-feira, 25 de novembro de 2014

Jogos Vorazes: A Esperança - Parte 1

Esperança de que um ano passe rápido



"Está pegando fogo! E se nós queimarmos, você queimará conosco!"

A estreia mais aguardada do ano? Talvez. Todos filmes com grande expectativa recebem esse tipo de comentário. E querendo ou não, a sua continuação será igualmente ou mais aguardada. Créditos ao Judão pelo subtítulo.



Continuando de onde Jogos Vorazes: Em Chamas parou, Jogos Vorazes: Esperança - Parte 1 (Mockingjay no original, "O Tordo" ao pé da letra) mostra Katniss agora no Distrito 13 fazendo o papel de Tordo, um símbolo para a rebelião contra a Capital. Parecendo um ringue de luta, de um lado temos a presidente Alma Coin, a líder dos revoltosos e do outro temos o presidente Snow, líder da Capital. A arma de ambos são dois conhecidos: Katniss e Peeta. Enquanto um tenta converter o maior número de pessoas a se juntar a causa, o outro fala sobre amor e um possível cessar fogo, estando mais uma vez no temível Jogos Vorazes, onde dessa vez os tributos é toda a Panem.

Com Jennifer Lawrence mais uma vez no papel de Katniss, ela faz uma atuação belíssima, fazendo um papel paralelo com a sua própria vida, virando garota propaganda que teve que fazer coreografia e decorar texto, inutilmente, pois a personagem tem lá as suas capacidades de atrair a atenção para ela. Sem esquecermos é claro, da descoberta de seus talentos musicais, quando a personagem canta a canção da "Árvore Forca", presente na obra original, isto é, no livro


Outra personagem de destaque é a presidente Coin, interpretada por Julianne Moore (que diz ter se impressionado com a série de livros de Jogos Vorazes devido ao seu tom político incomum), com sua visão fascista e cara de Cersei Lanninster, com um sorriso enigmático durante o filme todo, comanda o lendário Distrito 13 enquanto lidera a rebelião contra a Capital. Através de propagandas (proptop), mostra o quão sujeito as pessoas estão ao ser influenciadas pelo que veem, em particular na TV, consegue fazer com que a aplaudimos ao mesmo tempo que sentimos antipatia pela sua personagem.

O Distrito 13 aliás, traz uma ideia de como é o mundo liderado por Coin, que por sua vez não difere da maneira que Snow comanda a Capital. As pessoas devem usar uniformes, com horas pré-determinadas para tudo, em um bunker a vários metros abaixo da superfície (isso explica o sumiço do local após os Dias Escuros). Katniss só consegue permissão para ir para a superfície graças a uma exigência feita com Coin quando aceitou (forçadamente) a ser O Tordo.  

Uma coisa a se comentar é a participação de Philip Seymour Hoffman, que foi noticia quando morreu tragicamente uma semana antes do final das filmagens. O personagem Plutarch Heavensbee não foi substituído, uma vez que suas cenas para os dois filmes já estavam quase todas gravadas. A finalização aconteceu com uma combinação de efeitos especiais, talvez mais presente na segunda parte do filme - eu não vi qualquer diferença de sua atuação.


Diferente dos outro dois filmes (Jogos Vorazes e Jogos Vorazes: Em Chamas), que se focam na crítica aberta aos reality shows e a consequências de seus atos, A Esperança - Parte 1 foca-se no poder de persuasão que a televisão tem de influenciar na vida das pessoas - que aliás, está bastante presente em nosso cotidiano -. Se você conseguiu visualizar algo além do triângulo Katniss, Gale e Peeta - que foi uma tática utiliza na trilogia e que aliás, dá muito certo em tipos como esse. Parabéns!

Jogos Vorazes: A Esperança - Parte 1 serve bastante como introdução para um final que está por vir. E os filmes, sendo igual aos livros (que sofrem da Síndrome da Sequência) podemos esperar, ainda que com muita agonia, que sua conclusão seja a altura do maior de todos os Jogos Vorazes já vista por toda Panem. 

Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Curti o segundo filme, logo esperava bem mais desse. A trama política e as críticas a propaganda são ótimas, mas eu simplesmente não consigo me envolver com os personagens. Não compro o "amor", e Katniss não me desperta muita empatia também. Eu entendo que ela não seja uma heroína tradicional, mas aqui ela estava especialmente egoísta. Só imagino que não eram necessários 2 longas, e tive a sensação de estar sendo enrolado como na primeira parte do último Harry Potter.

    Enfim, foi meio sem sal, mas acredito que o próximo vá ser bem melhor.

    ResponderExcluir
  2. Estou louca pra ver esse filme, mas ainda não tive tempo de parar pra ir ao cinema. T.T

    ResponderExcluir
  3. Também achei desnecessário ser dividido em duas partes. Mas fazer o quê, se fosse só uma, eu estaria sentindo muita falta KKKK

    http://gotasdexp.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Opinem, comentem, compartilhem, façam como o filme "A Corrente do Bem" e passe adiante!


E Por favor! Sem palavras de baixo escalão, ou que possa denegrir qualquer pessoa. Lembre-se, quem escreveu o post é uma pessoa igual a você (nem melhor e nem pior). Comentários deste tipo serão deletados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...