quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Como Treinar o Seu Dragão

O livro que inspirou o filme


Soluço Spontasicus Strondus III foi um extraordinário Herói Viking, Chefe Guerreiro, mestre no combate com espadas e naturalista amador, era conhecido por todo o território Viking como "O Encantador de Dragões", devido ao poder que exercia sobre as terríveis feras.
Mas nem sempre foi assim... Neste livro estão as memórias da época em que Soluço era apenas um garoto normal. Muito normal. Nem um pouco heroico. Ele precisava desesperadamente capturar e treinar um dragão, e precisava ser o animal mais impressionante de todos. Mas tudo o que conseguiu foi uma criaturinha pequena e banguela, nada ameaçadora. Foi então que seu destino de herói começou a ser traçado.

Como Treinar o Seu Dragão, Cressida Cowell, 224 páginas, Intrínseca

"O livro que inspirou o filme". Fico somente nessa descrição justamente por desconhecer a animação. A história é simples: conta como Soluço treinou seu dragão Banguela. É um "guia" que não tem cara de um. Cressica Cowell aqui tem o papel de traduzir o texto do antigo norueguês, visto que o autor original é Soluços Spantasicus Strondus III, que na época era filho do Chefe dos Vikings, Stoico.

A linguagem utilizada é simples, justamente por ser direcionado para o público juvenil, onde todos que lerem, sejam eles adultos ou não, se divirtam bastante.

Desde pequeno era fascinado por essas criaturas. Passa horas observando-as, escondido. (Os observadores de dragões eram considerados nerds, por isso mantinham suas atividades em segredo.) E tudo o que Soluço aprendera sobre dragões lhe dizia que entrar em uma caverna com três mil deles seria loucura." p.15

As personagens que aparecem na obra são vikings e o que mais assusta são seus nomes estranhos, ou talvez essa seja a graça dos personagens em si. Não percebi nenhuma semelhança com o nome e suas características físicas. Das personagens que compõem a obra, Soluço é o que foi mais trabalhado, justamente por ser sua própria história, trazendo uma narrativa em terceira pessoa (ao invés de ser em primeira pessoa, como costuma acontecer em histórias deste tipo).


O livro, assim como qualquer outra obra que venha a ser lançado pela Intrínseca conta com duas versões de capa: a original e a capa do filme. Para esse tipo de situação eu costumo preferir sempre a original. Sua diagramação pode vir a incomodar, justamente aonde algumas partes foram deixadas de qualquer jeito. Aliás, a presença de ilustrações ajuda bastante para isso, mas elas se tornam essenciais para a história.

Apesar dos pormenores, Como Treinar o Seu Dragão serve ao seu propósito, entreter e divertir. Sua adaptação, feita pela Dreamworks deu um belo empurrão para a série, que continua em outros onze livros.... 

Continua com: Como ser um pirata

Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Gostei do 1º filme, além de divertido foi a primeira vez que vi bom uso do 3D no cinema. Curioso saber do número de continuações. Achei charmosas estas ilustrações, principalmente a p&b.

    Parabéns e vai assistir o longa, tenho certeza que vai curtir.

    ResponderExcluir

Opinem, comentem, compartilhem, façam como o filme "A Corrente do Bem" e passe adiante!


E Por favor! Sem palavras de baixo escalão, ou que possa denegrir qualquer pessoa. Lembre-se, quem escreveu o post é uma pessoa igual a você (nem melhor e nem pior). Comentários deste tipo serão deletados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...