quarta-feira, 14 de maio de 2014

A Chave Para Rondo - Uma nova e fascinante aventura se inicia

Importante!! 



Nunca feche a tampa antes de a música acabar.

Livro de presente é uma maravilha não? Agora imagine um livro de cortesia. Ele consegue ser até melhor, aliás. E se a história deste livro se mostrar surpreendentemente divertida, melhor ainda.

Importante!
Gire a chave apenas três vezes.
Nunca gire a chave enquanto a música estiver tocando.
Nunca segure a caixa enquanto a música estiver tocando.
Nunca feche a tampa antes de a música acabar.
Ao se tornar dono da caixa de música que estava em poder de sua família havia várias gerações, o garoto Leo Zifkak não tem a menor intenção de quebrar nenhuma dessas regras.
O mesmo não se pode dizer de sua prima Mimi, que desobedece a uma delas e traz de volta uma magia há muito adormecida. Está aberto o portal para Rondo, o mundo mágico contido na caixa de música!
Quando a traiçoeira Rainha Azul sai de dentro da caixa e sequestra o caõzinho de Mimi, os primos partem em uma perigosa e inesquecível jornada para resgatá-lo. Enquanto percorrem as desconhecidas paisagens de Rondo, os dois descobrem que têm tarefas ainda mais difíceis pela frente. E que há uma forte ligação entre eles e aquele estranho lugar...
Mas como sobreviver em uma terra onde feiticeiros, dragões, animais falantes e outros seres fantásticos são lugar-comum e não tão inofensivos quanto parecem?
A Chave Para Rondo - Emily Rodda - 304 páginas - Fundamento

É impossível não comparar este livro como a ilustre obra de C.S. Lewis, As Crônicas de Nárnia que ao invés de irem para um outro através de um armário, vão através de uma caixa de música e ao invés da Feiticeira Branca existe aqui a Rainha Azul entre outros pontos... Dá muito a entender que Emily Rodda bebeu bastante na fonte colocando uma pitada de seu toque pessoal: referências à contos já conhecidos discretamente como Chapeuzinho Vermelho, Os Três Porquinhos, Branca de Neve... A parte mais divertida da leitura talvez tenha sido identificar onde esta ou aquela referência apareceram anteriormente.

- Quando era jovem, quer dizer, mais do que sou agora, ou seja, muito jovem, um lobo que queria me devorar derrubou minha casa com um sopro." p.147

O enredo central é relativamente comum em se tratando de uma fantasia - o resgate do cãozinho Brutus. Não é nada grandioso como salvar o mundo ou derrotar monstros, coisa que sequer aparecem no livro. É o mesmo que maquiar o assunto principal que aqui é o sempre e velho "não importa o que aconteça, eu sempre estarei ao seu lado" ou "cuidado com o que deseja, pode se tornar realidade".

A leitura não é de toda envolvente. Em diversas partes, Emily Rodda enrola tanto que o livro torna-se cansativo de ler, vindo a melhorar (e muito) ao final, no momento do clímax e todo o segredo por detrás da chave que levou as duas crianças a Rondo, bem como toda a magia da coisa e todo o funcionamento de Rondo.

Em diversos momentos, o tal protagonista dono-da-caixa Leo, aqui passa a impressão de ser um mero coadjuvante, enquanto sua prima Mimi tem todas as características para ter o posto de personagem principal. Faltou carisma à Leo, justamente por ser uma pessoa que sempre segue as regras, ele tem medo de sair de sua área de segurança, diferente de Mimi, que ao estar em Rondo consegue ser ela mesma, não o que as outras pessoas querem que ela seja.

- Leo! Você percebe que nós somos contos de fadas para essas pessoas, do mesmo modo que elas são contos de fadas para nós?" p.175

A Editora Fundamento está de longe em ser a minha editora favorita. Não que seus títulos sejam desagradáveis, eles são curiosos e existem títulos voltados para todos os públicos. Só senti falta de itens essenciais como a costumeira sinopse da história e a bio da autora nas orelhas do livro, o que vendo por este lado causa estranhamento, mas pelo outro dá um visual totalmente limpo ao livro. A textura das páginas é interessante de ser abordada aqui, uma vez que a sua impressão foi feita em papel Chamois Bulk 80g/m², que dá uma impressão de haver mais de uma folha junta, dando aspecto de volume e que se tornar indispensável para ler em lugares com bastante iluminação.

E não pensem que devido a influência de As Crônicas de Nárnia Emily Rodda seja inexperiente, muito pelo contrário. Além desta trilogia, ela é conhecida pela série juvenil Deltora Quest, que completa a soma de 15 livros lançados em três séries. Emily Rodda na verdade é apenas um pseudônimo utilizado por Jennifer Rowe para escrever seus livros.

Felizmente, mesmo com todos os pormenores A Chave Para Rondo me conquistou. A aventura continua em O Mago de Rondo.

Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Adorei a review. Faz tempo... quer dizer...fazia tempo que eu não parava para ler algum livro que não fosse teórico da faculdade ou técnico sobre estúdios musicais etc. Achei bem bacana você contar do que se trata já que você mesma disse que não há snopse escrita no livro, então o seu post serve como uma. Pra ser sincera não me interessou muito. Embora adore fantasia, estou numa fase da minha vida mais pé no chão. KKkkk e isso lendo romances de adolescente, quando teoricamente já deveria dar conta de romances adultos.... só que não. Estou apaixonada pelos livros da Paula Pimenta, conhece? Ela é uma autora brasileira. Comprei o livro "Apaixonada por Palavras", de crônicas, e gostei tanto que fiquei morta de curiosidade pra saber como eram as séries ficcionais. Olha não me arrependi. Comprei os volumes 01 de duas séries e fiquei pensando porque cargas d'água eu não os li quando estava no colégio. Principalmente o "Fazendo meu filme" já que a protagonista até mesmo sonha em fazer o mesmo curso que estou fazendo agora. Bem, é isso. Uau. Escrevi bastante. Sei lá, esses dias tenho ficado com muita vontade de escrever.

    ResponderExcluir

Opinem, comentem, compartilhem, façam como o filme "A Corrente do Bem" e passe adiante!


E Por favor! Sem palavras de baixo escalão, ou que possa denegrir qualquer pessoa. Lembre-se, quem escreveu o post é uma pessoa igual a você (nem melhor e nem pior). Comentários deste tipo serão deletados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...