domingo, 9 de março de 2014

O Estranho Mundo de Jack versão mangá

Quem nos acompanhar, com certeza vai se assustar



Releitura de uma criação de Tim Burton em mangá por Jun Asuka

The Nightmare Before Christmas - seu título original - é um filme nos moldes de Tim Burton, onde prevalece o sombrio do imaginário gótico a figuras estranhas e por vezes grotescas, unido a musicalidade genial criada por Danny Elfman transformando a simples animação em stop-motion numa grandiosa obra.

O filme conta com ingredientes de sucesso que mescla a melancolia do Natal com o terror do Halloween. Jack Skellington (Esqueleto na versão brasileira do filme) está entediado com a própria vida e decide fazer um Halloween diferente tomando para si o lugar de Papai Noel. Há também lugar para amor numa subtrama criada entre as personagens Sally e Jack, com direito a um vilão, O Monstro Verde em uma divertida história cheia do dinamismo peculiar enfatizando aqui por Jack e os movimentos característicos que somente um ser esquelético poderia fazer.


Inicialmente feito para o cinema, O Estranho Mundo de Jack foi feito no lento e trabalhoso processo do stop-motion, isto é, fotografando os objetos quadro a quadro a fim de dar o efeito de animação - em personagens criados à partir de massa de modelar. Há sites que revelam terem sido criadas expressões diversas somente para Jack.

O mangá é uma releitura extremamente fiel do filme, com exceção talvez da maravilhosa trilha sonora e de traços mais profundos, como a suavidade dada pela mangaká nas expressões da Sally, amenizando seus traços - em especial as cicatrizes - sem tirar toda essência outrora criada por Tim Burton, já que esta obra foi direcionada para o público jovem. O traço fino da autora é o que mais impressiona, aproximando o horror e a inocência da história, podendo conquistar novos leitores e comover os de longa data.


Seu conteúdo não diverge em nada com relação ao filme (ao que eu me lembre), contando até com diálogos transcritos e igualmente traduzidos, levando quem o lê a (quase) cantar a música-tema This is Halloween em seu início. Foi necessário um tipo de força de vontade para não fazê-lo na rua. 

Jun Asuka é o nome por detrás do mangá. É uma mangaká do estilo shoujo que publica pela revista Nakayoshi, da editora Kodansha. Aliás, foi a redação da Nakayoshi que pediu que ela fizesse a adaptação da série num mangá de volume único, com lançamento direto para o mercado - sem antes ser publicado na própria revista -, abrindo também as portas para o reconhecimento mundial.

Infelizmente, nenhum de seus mangás (Koi Suru Uchujin, Koi no Tokebetsu Jugyo, Sarucci e Shoting Star) teve publicação em terras tupinikins, tornando-a uma completa desconhecida. É uma pena, pois desconhecemos seus verdadeiros talentos, uma vez que foi necessária uma adaptação de sua arte para que se igualasse ao filme não podendo mostrar seu verdadeiro eu. "Ao encarar o desenho de O Estranho Mundo de Jack, tive que modificar meu estilo. Geralmente, eu uso um traço muito kawaii, 'bonitinho', típico dos shoujos mangás, que não combinava com a atmosfera da história".


O mais curioso nisso tudo é o Japão ter sido o país escolhido para fazer tal adaptação. Por lá, devido a cultura de maioria budista e xintoísta o Natal e o Halloween não são comemorados como em outras partes do mundo (por exemplo EUA). Contudo, somente nos últimos anos que o Halloween passou a ser mais difundido no Japão e se trata muito mais de uma data comercial do que uma comemoração propriamente dita, com direito a passeatas onde as pessoas desfilam com exageros, deixando o visual carregado em estilos como lolita e o decora. O Natal não fica atrás, sendo uma data também comercial onde se popularizou os famosos Christmas Cake, basicamente bolos cobertos por chantili, morangos e chocolate (idêntico aos vistos em animes).

O fato principal do país ter sido escolhido para tal releitura é que O Estranho Mundo de Jack se tornou um fenômeno durador por lá. Ainda hoje, quem for a Tóquio, poderá encontrar uma grande variedade de produtos do filme em seções totalmente dedicadas à criação de Tim Burton.


O mangá O Estranho Mundo de Jack foi publicado por aqui em 2007 pela Editora Panini através do selo Planet Mangá por R$14,90. Atualmente pode ser dificilmente encontrado, limitando-se a sebos especializados (onde adquiri meu exemplar), lojas especializadas ou lojas virtuais. Deve ter em conta que em certos lugares o preço de venda pode não ser este. Paguei R$20,00 na minha raridade.

Sem mais delongas, O Estranho Mundo de Jack merece o lugar cativo que conseguiu no comércio japonês e, certamente, também merece um lugar cativo na sua coleção de mangás - assim como aconteceu com a minha -.

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Caramba, que interessante. A primeira vez que ouvi falar sobre o Estranho Mundo de Jack, não foi pelo filme, mas pelo rpg Kingdom Hearts 2, um jogo de ps2 que possui vários mundos baseados no universo da Disney. Assisti o filme tempos depois e é uma história muito boa. Agora fiquei interessado na versão mangá.

    Gostei do Post.

    ResponderExcluir
  2. Nossa que legal, eu não tinha a menor ideia que esse clássico tb existia em mangá. Incrível! Eu quero!!!

    ResponderExcluir

Opinem, comentem, compartilhem, façam como o filme "A Corrente do Bem" e passe adiante!


E Por favor! Sem palavras de baixo escalão, ou que possa denegrir qualquer pessoa. Lembre-se, quem escreveu o post é uma pessoa igual a você (nem melhor e nem pior). Comentários deste tipo serão deletados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...