terça-feira, 11 de março de 2014

Namida Surprise!: Happy Happy Birthday ♪

*Saigo ni mou ikkai omedetou!



Happy birthday to you
Happy birthday to you
Happy birthday dear my friend
Happy birthday to you ♪

Namida Surprise! é o 12º single major do grupo AKB48, lançado no dia 24 de junho de 2009. O single alcançou o segundo lugar da parada japonesa Oricon (semelhante à Billboard para os ocidentais) em poucas semanas após seu lançamento (na época).

O single foi lançado em duas versões: Regular Edition e a Theater Edition. Seu lançamento foi um pouco inusitado por ser o primeiro a incluir um cartão de votação para que os fãs pudessem eleger seus membros do AKB48 favoritos. Esse Top AKB48 (como ficou conhecido) com as meninas escolhidas seriam posteriormente utilizado em seu próximo single, Iiwake Maybe.


Aliás, a data de lançamento do single (24 de junho) aconteceu no 18º aniversário de Kitahara Rie, membro do Team A e o clipe Namida Surprise foi comercializado como um tipo de "canção que você gostaria de cantar no seu aniversário", devido a sua animação e temática. A música começa com uma tentativa falha de hip hop, para rapidamente cair em um refrão pop alegre, terminando com a canção clássica de aniversário: "Happy birthday to you / Happy birthday to you / Happy birthday dear my friend / Happy birthday to you".  A música aliás, foi a segunda lançada com o tema "aniversário", sendo a primeira a música Tanjoubi no Yoru.

O PV (promocional vídeo) foi dirigido por Takahashi Eiki, que já trabalhou no documentário Documentary of AKB48: Show Must Go OnDocumentary of AKB48: No Flower Without Rain. O ator Ito Hedeaki (que já trabalhou em diversos dramas dos quais eu desconheço) foi convidado para interpretar o professor na abertura do vídeo. Uma curiosidade: Namida Surprise! foi filmado em Matsuoka Girls High School, mesmo local do pv Oogoe Diamond. O lugar também aparece no anime yuri Aoi Hana.


Foram selecionados 20 membros do grupo para participar deste pv. As selecionadas fazem parte da equipe conhecida como Senbatsu Namida Surprise!. Senbatsu é um termo utilizado pelo AKB48 para se referir aos membros selecionados em singles, shows ao vivo, eventos etc. Este senbatsu aliás, foi semelhantes ao singles lançados na época. 

Participaram deste vídeo integrantes do Team A, Team K, Team B, SKE48 e Kenkyuusei, tendo como personagem/cantora central a famosa Atsuko Maeda. Não vou citar nomes por motivos alheios de não conhecer as outras integrantes além da já graduada Atsuko Maeda.

A imagem de capa do CD foi feita pelo famoso ilustrador Murakami Takashi, conhecido pelo seu alter ego Mr. DOB, sendo reconhecido dentro e fora do Japão pela sua particular síntese entre a arte tradicional e contemporânea arte pop norte-americana.


Contudo, o logo do single foi criado por Itano Tomomi, membro do Team A.

Namida Surprise foi lançado em sua versão normal + versão em DVD e um CD só edição teatro. O conteúdo de ambos são idênticos. Shonichi, 2ª faixa do single foi interpretado pelo Team B e serve como uma espécie de música-tema para o grupo. Além da faixa Shonichi, o single também veio com uma faixa extra chamada "First Love" (não confundir com First Love da Utada Hikaru), realizada em solo pela Ono Erena, que fazia parte do Team B. Assim como Maeda ela já se graduou, isto é, ficou velha para o grupo.


Devido à adição dos cartões de voto, Namida Surprise! se tornou o single mais vendido de todos os tempos do AKB48 com mais de 100.000 cópias vendidas em sua primeira semana, dando-lhe o 2º lugar das paradas. O single chegou a vender 145.157 cópias durante sua circulação.

Querendo ou não, Namida Surprise! ainda é uma das canções mais populares do grupo AKB48. Sendo inclusive tema do aniversário (11/03) desta que vos escreve.

Para assistir ao vídeo no YouTube: 【MV】 涙サプライズ ! / AKB48 [公式]

* última vez, mais uma vez, parabéns!

Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Opa, parabéns, Naty!

    Muitas felicidades e sucesso pra você em todos os seus projetos!

    Felicidades!

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia a música. Vou assistir ao vídeo.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista

    ResponderExcluir
  3. Interessante, eu gosto muito das AKB mas é raramente que leio um artigo informativo assim sobre elas, ótimo texto.

    ResponderExcluir

Opinem, comentem, compartilhem, façam como o filme "A Corrente do Bem" e passe adiante!


E Por favor! Sem palavras de baixo escalão, ou que possa denegrir qualquer pessoa. Lembre-se, quem escreveu o post é uma pessoa igual a você (nem melhor e nem pior). Comentários deste tipo serão deletados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...