sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Li até a página 100 e... #08 Inferno de Dan Brown

Li até a página 100 e... é um meme literário criado pelo blog Eu leio, eu conto

Até a página 100 já da para ter uma ideia geral sobre o livro, se vai querer continuar a leitura, se ela vai valer a pena, como é o protagonista (caso tenha) etc. É quando temos o primeiro "feeling" com a literatura que estará presente na narração. 

"Quando obedeceu, a porta se fechou atrás dela."

No meio da noite, o renomado simbologista Robert Langdon acorda de um pesadelo, num hospital. Desorientado e com um ferimento à bala na cabeça, ele não tem a menor ideia de como foi para ali.
ao olhar pela janela e reconhecer a silhueta do Palazzo Vecchio, em Florença, Langdon tem um choque. Ele nem se lembra de ter deixado os Estados Unidos. Na verdade, não tem nenhuma recordação das últimas 36 horas.
Quando um novo atentado contra a sua vida acontece dentro do hospital, Langdon se vê obrigado a fugir e, para isso, conta apenas com a ajuda da jovem médica Sienna Brooks.
De posse de um macabro objeto que Sienna encontrou no paletó de Langdon, os dois têm que seguir uma série inquietante de códigos criada por uma mente brilhante, obcecada tanto pelo fim do mundo quanto por uma das maiores obras-primas literárias de todos os tempos: A Divina Comédia, de Dante Alighieri.

Inferno - Dan Brown - 448 páginas - Arqueiro

O livro começa como todos do Dan Brown. Um mistério é jogado no ar e resta agora recolher as peças espalhadas por aí. E resta um Robert Langdon desmemoriado recolhe-las. O estilo do autor é sua narrativa atraente, que vai aos poucos apresentados vários fatos, que no fim irão se unir para concluir a história, que imagino eu com um desfecho surpreendente. 

Estranho ler um livro em primeira pessoa depois de quatro livros seguidos narrados em terceira pessoa. Nada contra, aliás, é magnífico ver tudo como expectador. Dá vontade de ler mais e mais. Ainda quando podemos ver todos os lados. 

Robert Langdon, por ser o personagem principal é um herói sem capa e sem super poderes, a não ser que ter memória fotográfica seja algum tipo de poder. Aliás, parece que Dan Brown tem o dom de fazê-lo perdido em algo que somente ele pode resolver, mesmo que talvez ele saiba o que esteja fazendo, ou não, já que está sem memória. 

É incrível que sempre há uma bela mulher para acompanha-lo em suas aventuras pelo mundo da história e da arte. Suas parceiras parecem sempre certas para o momento. Um homem de sorte? Talvez. Ou não, já que ele ainda continua solteiro. rsrsrsrs
"O Mapa do Inferno de Botticelli era na verdade um tributo a um obra literária do século XIV que havia se tornado um dos textos mais célebres da história... uma visão notoriamente macabra do Inferno cuja influência se fazia sentir até hoje. p.64 
É óbvio que continuarei a leitura. É Dan Brown! Só quem já leu outros livros do autor sabe do que ele é capaz de fazer. Ainda mais utilizando o Inferno de Dante, o mesmo retratado no livro A Divina Comédia, que aliás, eu já tive oportunidade de ler e lerei novamente algum dia desses. Sem contar que todas as referências histórias citadas são verdadeiras. Tem coisa melhor que isso? =3
"Elizabeth não estava gostando de seu tom condescendente nem de sua postura agressiva. Ficou calada."

"Busca e encontrarás!" 

Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Dan Brown é mestre mesmo!!! Tem estilo próprio, um grande personagem e ainda saca de história. Apesar de não ser fã dele, reconheço o merito do homem e sinceramente to afim de ler esse livro só pelo prazer de ler!!!

    ResponderExcluir
  2. Assim que foi lançado já havia se tornado um dos meus mais desejados! Até agora só li dois livros dele, o que já foi suficiente para eu virar fã.
    Muitas pessoas falam que seus livros tem escritas parecidas, que são a base das histórias é a mesma, mas acho isso um pouco injusto, pois os livros dele tem essa pegada investigativa, um mistério a ser desvendado, que ele consegue encantar o leitor de um jeito diferente a cada livro.
    Bjsss e até!
    Samantha Artes & Books

    ResponderExcluir
  3. Pior de tudo, foi terminar de ler e ficar com vontade de visitar as cidades descritas por ele T_T

    ResponderExcluir

Opinem, comentem, compartilhem, façam como o filme "A Corrente do Bem" e passe adiante!


E Por favor! Sem palavras de baixo escalão, ou que possa denegrir qualquer pessoa. Lembre-se, quem escreveu o post é uma pessoa igual a você (nem melhor e nem pior). Comentários deste tipo serão deletados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...