sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Jogos Vorazes: Em Chamas

O Brasil ardeu sexta-feira, dia 15 de novembro - não pelo calor que fez -, mas com a pré-estreia do filme Jogos Vorazes: Em Chamas, sequência do filme Jogos Vorazes. Sim, ele resistiu a sequência de filmes provando o mesmo que o livro. O segundo é melhor que o primeiro.


E para nossa grande sorte, nós brasileiros já podemos conferir o segundo capítulo da séries uma semana antes do resto do mundo.

Após a mudança de diretor, que de acordo com o próprio foi devido a falta de tempo para desenvolver o projeto, Francis Lawrence - que não possui nenhum tipo de parentesco com Jennifer Lawrence - mostrou, como alguns já puderam ver nos cinemas que ele não está para brincadeira.


"Este é o segundo volume da trilogia Jogos Vorazes, baseada nos romances de Suzanne Collins. A saga relata a aventura de Katniss (Jennifer Lawrence), jovem escolhida para participar aos "jogos vorazes", espécie de reality show em que um adolescente de cada distrito de Panem, considerado como "tributo", deve lutar com os demais até que apenas um saia vivo. Neste segundo episódio da série, após a afronta de Katniss à organização dos jogos, ela deverá enfrentar a forte represália do governo local, lutando não apenas por sua vida, mas por toda a população de Panem."

O que fez esse filme ser considerado melhor que o antecessor? Difícil dizer, mais a parte técnica ajudou bastante. Sem contar que o segundo livro é tecnicamente melhor que o primeiro. Isso contribuiu muito. Afinal, é uma adaptação e a produção fez com que o filme fosse igual ao livro, com direito a frases retiradas diretamente do impresso, salvo algumas exceções que é imprescindível acontecer em todas as adaptações.

O filme assim como o primeiro, mostra o mundo criado por Suzanne Collins, só que nesse caso dando mais ênfase para todo o contraste entre a Capital e os Distritos. Enquanto a Capital é rica, possui cores, tanto nas roupas, peles e cenário, os Distritos são pobres, cinzas, tristes, sem cor, representado cada qual o povo que ali vive, pressionado por um governo ditatorial.

Uma coisa que chama bastante a atenção e mostra a grande diferença é quando Peeta divaga quando os ricos da Capital vomitam para comer mais enquanto outros passam fome em seus Distritos e até morrem por causa disso.


Jogos Vorazes: Em Chamas, assim como o livro sofre de um caso agudo de Síndrome da Sequência. Se você achou fantástico o figurino do primeiro filme, nesse eles são melhores. Se você achou a arena legal, nesse está melhor. Se o romance Peeta e Katniss foi forçado, aqui ele adquiri outro nível. Afinal, tudo o que você gostou no primeiro filme/livro, nesse é melhor. E o filma ganha pontos extras por retratar a coisa toda como um grande reality show.


Essa sequência tem como principal objetivo mostrar a vida de Katniss e Peeta (mais Katniss, já que ela é a protagonista) como vitoriosos da septuagésima quarta edição dos Jogos Vorazes e todas as consequências que seus últimos atos na arena desencadearam. O que para ela foi apenas um ato de desespero para continuar viva, para toda Panem foi um desafio a própria Capital. Vendo num âmbito geral, ela foi utilizada inutilmente pela Capital, tanto nos jogos como após ele. E a única saída é elimina-la.


Não achei em momento nenhum que o andamento do filme fosse massante. Afinal, o principal motivo positivo de assistir ao invés de ler é poder ver as coisas como telespectadores, sem os monólogos de Katniss, que muitas vezes tornam-se irritantes durante a leitura, fechando a narrativa ao redor dela e nada mais do que isso.

O filme empolgou tanto quanto o livro. As "novas personagens", tiveram cada uma sua característica marcante mostrada de maneira espetacular. Afinal, mesmo os próprios vitoriosos não tem poder nenhum, como mostra a Capital quando anuncia que para a septuagésima quinta edição dos jogos, chamado de 3º Massacre Quartenário terá como tributos os vitoriosos ainda vivos, independente da idade.


Para muitos, ou para a revista Veja, Jogos Vorazes: Em Chamas não possui final. A principal questão é que o filme conseguiu (quase) ser tão parecido com o livro que o final ficou exatamente igual, sem nenhum tipo de alteração. O que agradou a muitos, pois é uma boa leva para sua sequência.

Mesmo com todos os acertos, houve alguns momentos que foram excluídos da versão cinematográfica, o que não causa surpresa, simplesmente por se tratar de uma adaptação e que pode tornar o entendimento do filme em algumas partes confuso para quem não leu o livro.

O último filme, A Esperança terá duas partes que estão sendo filmadas simultaneamente e programadas para chegar aos cinemas em 2014 e 2015, respectivamente.

Para surpresa, hoje dia 22 chega aos cinemas do mundo todo Jogos Vorazes: Em Chamas, uma vez que a série já arrecadou milhões por aqui desde sua pré-estreia semana passada.


Já se lembrou de quem é o inimigo?

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opinem, comentem, compartilhem, façam como o filme "A Corrente do Bem" e passe adiante!


E Por favor! Sem palavras de baixo escalão, ou que possa denegrir qualquer pessoa. Lembre-se, quem escreveu o post é uma pessoa igual a você (nem melhor e nem pior). Comentários deste tipo serão deletados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...