sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Itadakimasu #03 Missô Lámen

Depois de quase um ano sem nenhuma atualização nessa seção - a última pasmem, foi em 20 de novembro de 2012 -, volto com uma especiaria que os 'otakus' amam muito, em especial os fãs de Naruto.


Recapitulando: Por "Itadakimasu" ser uma expressão utilizada originalmente antes das refeições, dá nome a essa seção para mostrar comidas que eu já tive o prazer/desprazer de experimentar, se limitando a culinária japonesa.

Já faz um bom tempo que eu tive a chance de experimentar essa iguaria tão apreciada no Japão que originou-se na... China, que se desenvolveu no Japão, sendo adaptado - assim como outros alimentos - ao gosto e estilo peculiar japonês. A sopa de macarrão japonês, aquela que comemos instantaneamente em casa.  


O ramen - como é escrito - possui três sabores de caldo, o shio, shoyou e missô. O primeiro que eu tive oportunidade de experimentar foi o shoyou, o molho de soja que todos conhecem e utilizam para temperar outros pratos. Contudo, eu não aprovei para a sopa e logo experimentei o missô (pasta de soja fermentada), que se tornou um dos meus pratos preferidos.

Além do caldo, o que destinge o macarrão instantâneo que comemos em casa para este são seus acompanhamentos.

Além do macarrão que é o protagonista, temos como acompanhamento metade de um ovo cozido, cebolinha, alga nori, uma fatia de lombo de porco (dependendo do prato) e pasta de peixe. Este último é interessante, pois seu nome em japonês é naruto, o mesmo do anime. Coincidência? Eu acho que não. A pasta de peixe tem em sua superfície o desenho de um redemoinho, o mesmo símbolo do ninja laranja.

Não à toa que Naruto é sempre visto
comendo esse prato

O gosto é deliciosamente agradável. E eu já senti certa dificuldade em conseguir pegar o macarrão simplesmente por ele escorregar entre o hashi. Por mais que haja vários acompanhamentos num mesmo lugar, eles se contrastam acentuando ainda mais o sabor. O caldo é o mais importante, que dá o toque final ao lámen. É preciso ter fôlego para aguentar comer tudo, se engana quem pensa que é pouca comida.

No lugar onde costumo comer, sempre pego o combinado, que além de vir o lámen conta com outros acompanhamentos, como verduras em conserva e arroz. 


Além do hashi, os restaurantes costumam trazer outro utensílio. É um tipo de colher/concha que ao que entendi é para não deixar o caldo molhar a mesa inteira durante o processo e também para se beber o caldo, após ter comido todos os condimentos de uma maneira educada.


É imprescindível avisá-los que o prato é grande, igualzinho aquele mostrado em animes. E recomenda-se que seja comido no frio, justamente por se tratar de uma sopa. A não ser que você seja bastante corajoso para comer no nosso verão.


Gochisou sama deshita


* Algumas informações podem estar erradas ou diferente do ponto de vista de outras pessoas

Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Saudações


    Sinceramente, nestas horas é bom demais viver em São Paulo capital...
    Aqui em Curitiba há restaurantes japoneses, mas estão em pequeno número e são bem caros...

    Este prato, o misso lamen, é uma aventura para mim. Sempre me perco com o uso dos hashis. Por tal razão sou mais adepto do bom e velho curry ou das pequenas frituras à base de frango ou peixe.

    Mas me deixaste com água na boca, nobre.
    Ótimo post.


    Até mais!

    ResponderExcluir
  2. Ah lamen, oooo coisa boa!

    O lamen do Aska, na Liberdade em São Paulo é o melhor e é muito barato. Com 20 reais você sai de lá mais do que estufado. Recomendo o Shoyu Lamen e uma porçãozinha de Gyoza deles que é muito bem preparado. O esquema é chegar lá antes das 6 da tarde (horario de abertura) senão começa a acumular gente e eles ficam olhando feio se você enrolar pra comer hahaha. Ainda sim, recomendo!

    Um abraço,

    Gusta

    ResponderExcluir
  3. Eu frequentava o Aska quando morava em São Paulo. Ótima comida, mas tinha que pegar fila e fechava muito cedo de sábado. Restaurante fechar às 14 horas era estranho... Eu também gostava demais da comida do Karaokê Porque Sim. Eu era freguês de carteirinha quando era só karaokê box e fui algumas vezes quando passou a ser também restaurante.

    Em ambos, um prato que eu gostava era o lamen gelado. Pra muitos é um prato exótico, mas a combinação de lamen com tirinhas finas de presunto, omelete e legumes, com um caldo frio, é sensacional para o meu paladar e uma boa sugestão para dias muito quentes.

    Pena que onde eu moro não tem isso. A associação japonesa da cidade promove um sukiyaki duas vezes por mês e é sensacional, mas falta um restaurante pra ir a qualquer hora. Recentemente, abriu um restaurante oriental no shopping da cidade. Ainda não fui experimentar - dizem que é bom - mas a fachada tem um monte de kanjis aleatórios, inventados e sem sentido algum, só pra fingir aparência oriental.

    Ah, esse post me deixou com fome. :-P

    Abraço!

    ResponderExcluir

Opinem, comentem, compartilhem, façam como o filme "A Corrente do Bem" e passe adiante!


E Por favor! Sem palavras de baixo escalão, ou que possa denegrir qualquer pessoa. Lembre-se, quem escreveu o post é uma pessoa igual a você (nem melhor e nem pior). Comentários deste tipo serão deletados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...