domingo, 6 de outubro de 2013

Saiu na Revista #16 Neo Tokyo 89

Revista, que de acordo com meu companheiro, o minidicionário Houaiss da língua portuguesa é "uma publicação periódica, ger. ilustrada, de artigos, ensaios etc [Origem: tradução do inglês review]".


A Neo Tokyo é uma revista mensal, que visa trazer informações sobre animes, mangás, cursos de desenhos, games entre outras coisas, todas é claro, relacionada a cultura oriental, estando em publicação desde 2006.

A edição 89 é referente ao mês de julho de 2013


Entre março e abril de 2013 aconteceu em São Paulo a exposição "Ukiyo-e Heroes", que tinha como objetivo expor figuras importantes dos games na tradicional arte de xilogravuras conhecida por Ukiyo-e, tendo sem dúvida como exemplo a mais famosa e conhecida A Grande Onda de Kangawa.


O texto PINTURA, POESIA E GAMES, escrito por Lily Carroll, a editora da pequenina Anime Dô nos trás um relato bastante atrasado da exposição, visando mostrar o que eu e talvez você não pudemos vivenciar.


O texto apresenta logo de cara que foram 15 xilogravuras sendo elas "um misto de estranhamento, fascínio e diversão." Para quem não pode visualizar a coisa toda de perto (como eu) as obras apresentadas na exposição são as imagens que ilustram a matéria. E mesmo não sendo o original, foi incrível poder reconhecer o personagem daquele jogo.

Pena. É essa palavra que expressa meu sentimento de não poder ter visto ao vivo essa exposição. Vontade de ir não faltou, e o empecilho para tal ato se deve à minha rotina de trabalho. 


A matéria, mesmo tendo sido relativamente curta conta ainda com uma entrevista com o idealizador do projeto Jed Henry. Digna de leitura. Se você não pode ler, sugiro que corra atrás dessa revista.

Ainda indo na onda do posts de blogs são boas opções para matérias de capas #sóquenão, Arthur Trafere do Ecchi Must Die!  fez uma matéria chama O VAMPIRO CLÁSSICO NO JAPÃO MODERNO listando com "comentários sobre a figura do vampiro na cultura oriental" onde teve uma análise focada "nos vampiros das obras e não na qualidade delas".


Sem desmerecer o trabalho de outros blogueiros, o texto em si foi muito bem construído, principalmente porque eles começaram analisando a cronologia japonesa mais famosa, passando pelo degaste da ideia (que eu tive a infelicidade de presenciar lendo Blood-C), indo para o vampiro shoujo de Vampire Knight, passando pelas falhas como representando, chegando nos melhores como Vampire Hunter D e Hellsing e terminando nos coreanos. Afinal, é a figura do vampiro na cultura oriental. 

Mesmo que eu não tenha simpatizado para com as matérias assinadas pelos colaboradores do blog Ecchi Must Die!, eles fizeram um trabalho legal nessa edição. Tirando o pequeno cansaço que + de 30 obras podem lhe oferecer, a leitura valeu. Afinal, como há diversas obras literárias sobre o tema, porque não haveria mangás, light novels e animes sobre o assunto? O mais incrível ainda foi reconhecer uma obra um tanto desconhecida, que eu já assisti - e por acaso tenho em DVD - Mayonaka no Tantei NightWalker. #ÉRuimMaisEuGosto


Essa Neo Tokyo ainda conta com duas páginas de outra nova seção chamada de SONHO DE CONSUMO sendo o que o nome sugere. Afinal, adquirir vários itens que todo fã quer é só sonho, devido ao seu elevado custo onde possuir está um pouco longe da realidade, a não ser que você tenha uma bom pé de meia.


O que mais me chamou a atenção, além das figures aqui mostradas foram almofadas, incluindo a Dakimakura - aquela almofada típica de otakus hardcore  -. O mais curioso é que essas almofadas são acessíveis por aqui, faltando somente o dinheiro para adquiri-las. Vontade não falta, com certeza!


É, realmente como a seção afirma, "sonho de consumo".

E para terminar, essa edição foi muito especial para esta blogueira que vos escreve. Tive um dos meus e-mails publicado, porém, editado, já que até em e-mail eu escrevo muito (assim como falo). Acreditem, eu consegui errar minha idade no tal e-mail enviado pasmem,  dia 24 de fevereiro, comentando sobre a edição 83, que falava sobre a vida dos mangakás.  E por incrível, tive um pedido atendido, ver como é a feição de Masami Kurumada, criador de Saint Seiya.


Mesmo que a revista tenha seus altos e baixos, vale os R$7,90 pagos por ela. Ainda mais porque ela é a única que ainda se mantém tecnicamente boa num mercado onde a internet é a principal concorrente.

Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Ué, a matéria foi publicada no blog ou na revista? Gostei da que fala sobre vampiros. Vontade danada de lê-la *-*. Ok, não é o meu tema preferido, mas curti das animações que vi dentro do tema.

    Naty, estou te devendo várias visitas. Vou começar a me redimir aos poucos... ;__;

    ResponderExcluir

Opinem, comentem, compartilhem, façam como o filme "A Corrente do Bem" e passe adiante!


E Por favor! Sem palavras de baixo escalão, ou que possa denegrir qualquer pessoa. Lembre-se, quem escreveu o post é uma pessoa igual a você (nem melhor e nem pior). Comentários deste tipo serão deletados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...