terça-feira, 10 de setembro de 2013

Li até a página 100 e... #05 Jogos Vorazes de Suzanne Collins

Li até a página 100 e... é um meme do blog literário Eu leio, eu conto. Vi em outros blogs que acompanho e pensei, por que não fazer também? Isso funcionará como uma espécie de Primeira Impressão para os livros que estou lendo, respondendo as perguntas já pré-definidas.

- Primeira frase da página 100:
"- O que você está fazendo? - perguntei a ele, com ares de suspeita."

- Do que se trata o livro:
"Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamado Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstra seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte!
Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vindo do empobrecido Distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, uma garoto que ajudou sua família no passado também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição será preciso mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?"



- O que está achando até agora?
Realmente Pajem é um lugar muito estranho, ainda mais com a Capital se utilizando do artifício dos Jogos Vorazes para mostrar quem manda. Uma espécie de ditadura bem mais rígida e cruel, colocando crianças para participar de um reality show onde somente uma será vitoriosa e as outras morreram. Me lembrou um pouco do mangá "Battle Royale", do qual uma sala é escolhida e jogada numa ilha para que os alunos lutem entre si até haver um vencedor. 

- O que está achando da personagem principal?
Katniss é o tipo de personagem que parece ser durona e ao mesmo tempo frágil. A história é totalmente narrada pela visão dela, ou seja, em primeira pessoa. Isso é ao mesmo tempo bom e ruim, pois podemos ver tudo sob seu ponto de vista, inclusive sua insegurança diante do torneio e a sua preocupação para com sua família. É forte e aceitou o desafio que ela mesmo impôs: participar dos jogos vorazes. Não consigo pensar em melhor opção de protagonista para esse tipo de história.

- Melhor quote até agora:
"- Eu me ofereço! - digo eu, arquejando. - Eu me ofereço como tributo!" Cap.02 pág.29

- Vai continuar lendo?
Com certeza. Os jogos em si não começaram ainda e eu desconheço a história por completo justamente por não ter assistido ao filme ainda. Já ouvi opiniões diversas à respeito da obra, tanto das que odiaram como das que amaram. E o jeito que Suzanne Collins escreve pode não agradar à todos, ainda mais em se tratando de uma história narrada em primeira pessoa. Quero ter minha própria opinião e aproveitar, já que o livro foi um presente.

- Última frase da página:
"Ah, ela estava se referindo a você mesmo - Balando a mão, como se estivesse desconsiderando a afirmação."

Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Tenho ouvido falar coisas muito positivas sobre esta série de livros que parece ter conseguido escapar das armadilhas da literatura para jovens adultos.

    Esta postagem só reforçou minha impressão. Bom trabalho Natália, como sempre.

    ResponderExcluir

Opinem, comentem, compartilhem, façam como o filme "A Corrente do Bem" e passe adiante!


E Por favor! Sem palavras de baixo escalão, ou que possa denegrir qualquer pessoa. Lembre-se, quem escreveu o post é uma pessoa igual a você (nem melhor e nem pior). Comentários deste tipo serão deletados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...