quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Entrevista com o Vampiro, As Crônicas Vampirescas - Livro 1 de Anne Rice

Olá!!

Entrevista com o Vampiro, As Crônicas Vampirescas - Livro 1, é o livro que deu origem ao filme de mesmo nome que pode ser conferido no post [Filme] Entrevista com o Vampiro e é considerado pelo menos por mim e até para muitos, como uma das melhores obras sobre o tema.

Este é, sem nenhuma dúvida um clássico da literatura para livros de vampiros, assim como deve ser Drácula, de Bram Stoker.

Além do filme, o sucesso do livro foi tanta que deu origem à outro livro, uma continuação com o nome de "Rainha dos Condenados", que também possui uma adaptação cinematográfica.

Sou dessas pessoas que assistiram ao filme primeiro e depois leram o livro, então minha visão das personagens se deve ao fator cinematográfico. Se você já assistiu o filme, recomendo muito que leia ao livro.


"Uma história que começa com a ousadia de um jovem repórter ao entrevistar Louis de Pointe du Lac, nascido em 1766 e transformado em vampiro pelo próprio Lestat, figura apaixonante que terminará, ao longo da série, arrebatando multidões como cantor de rock. Louis, esse vampiro que se recusa a livrar-se das características humanas e aceitar a crueldade e a frieza que marcam os vampiros, continua a contar a história desde o início. É um mundo de uma fantasia impressionante, um mundo gótico, romântico, esse criado por Anne Rice e traduzido por Clarice Lispector. O texto da autora americana não poderia ter melhor intérprete, talvez mesmo cúmplice." sinopse via Skoob.

Sei que comecei a lê-lo em meados de setembro porque fiz o "histórico de leitura" à partir do dia 13/09 e terminei ontem, 14/11, dois meses depois.

Entrevista com o Vampiro é um livro diferente, porque a autora descreve todo o psicológico de alguém que viveu por séculos, e mesmo que este ser aprecie a arte por sua beleza, que estando em constante mudança não é capaz de motivar alguém para sempre.

Aqui vemos Louis fazendo uma auto-confissão para um repórter, contando sobre sua busca pelo entendimento da imortalidade, suas angústias humanas ainda existentes, seus medos, suas alegrias, suas dúvidas, tristeza e seu ódio. Enfim, tudo o que se passou desde um pouco antes de ser transformado até que descobriu um mundo inteiramente novo, sendo tido transformado em um vampiro.

A narrativa da Anne Rice, mesmo sendo uma narrativa em primeira pessoa, onde temos Louis como personagem principal e narrador é incrivelmente detalhada, principalmente no que se refere aos sentimentos  e percepção de outras personagens. Ela conseguiu com esse livro criar personagens que são fortes e expressivos. 

Entretanto, em determinado ponto da história a leitura acaba se tornando monótona e um pouco cansativa. Talvez isso se deva ao fato desse detalhamento minucioso que a autora faz e do momento vivido por Louis. - trata-se especialmente da Parte II do livro -. Devo avisar aos leitores de primeira viagem que o livro pode ser exaustivo, porém ainda possuindo todo o glamour que classifica o livro como um dos melhores do gênero e que deu a Anne Rice o título de "rainha do gótico".

Sempre fui apaixonada por vampiros, e este livro me deixou um pouco mais apaixonada por essas criaturas, pois é possível conhecer mais o íntimo delas do que em muitas outras obras existente por aí, já que esta foca-se em suas existências. É claro, sem desmerecer nenhuma outra obra, com exceção talvez da Saga Crepúsculo.

Espero poder ler a continuação da história em Rainha dos Condenados o mais rápido possível. Assim, é claro, que todos os livros que ainda tenho para ler sejam devidamente lidos.

Comente com o Facebook:

6 comentários:

  1. Ja estou enteressado nesse livro! acho q vou le-lo baixando aki na net!^^
    sou do tipo q leio e depois vejo os filmes gosto de ver os produtores tendo q se virar pra fazer de uma livro umas senas iradas! rsrs..^^
    Quando estiver um tempinho da uma passada no meu blog, voltei com ele! ^^
    até mais!!!

    ResponderExcluir
  2. "Se você já assistiu o livro, recomendo muito que leia ao livro."
    Arrume isso aí xD

    Ai aiai, Anne Rice é amor! Acho que parte da monotonia é pela personalidade do Louis também =X E se você viu o filme da Rainha, bom, vai perceber quanta distorção lendo o livro, huahuahauauaha xD

    Em breve farei meu resumo de uns 8 livros da Ana Arroz (4 da saga principal de vampiros, 1 conto de vampiro separado, 2 da saga das bruxas e 1 romance separado) Tou rumo ao 5º livo das cronicas vampirescas! *o*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já está arrumado. Percebi o erro quando estava no celular e não dava para editar por lá!! ;)

      Excluir
  3. amo/sou cronicas vampirescas, a Anne Rice é diva, mas confesso que nunca consegui terminar entrevista com o vampiro, só vi o filme, mas os outros livros são muito amor ;u; as narrativas do Lestat com todo seu egocentrismo ♥♥♥ divo

    http://himi-tsu.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Estou passando aqui pra divulgar meu novo Blog! Uma ficção sobre o universo das gueixas num japao contemporaneo! ^^
    segue a sinopse e o link!!
    Arigatou!

    Hanae Sakurai é uma jovem estudante colegial atípica que decide ingressar no misterioso mundo de flores e de salgueiros, como é conhecida a sociedade das gueixas no Japão. Este universo misterioso e fascinante é desvendado pouco a pouco pela garota, que busca seu lugar em uma sociedade que não oferece opções.
    Qual o poder de uma escolha? Qual a força de um laço? Qual o preço do amor? Em Tsubaki conheceremos os mistérios e as tendências da profissão "gueixa" em um Japão contemporâneo, em que as tradições antigas perdem cada vez mais seu espaço e valor num cenário globalizado.

    Para acompanhar, siga o blog!!
    http://tsubaki-no-hana.blogspot.com.br/search/label/pref%C3%A1cio

    ResponderExcluir

Opinem, comentem, compartilhem, façam como o filme "A Corrente do Bem" e passe adiante!


E Por favor! Sem palavras de baixo escalão, ou que possa denegrir qualquer pessoa. Lembre-se, quem escreveu o post é uma pessoa igual a você (nem melhor e nem pior). Comentários deste tipo serão deletados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...