domingo, 5 de agosto de 2012

[Livro] O Hobbit de J.R.R. Tolkien

Olá!!
Como o último post não rendeu muito e como eu finalmente, depois de não sei quanto tempo, terminei de ler O Hobbit eu vou tentar fazer uma resenha do livro para vocês! Por favor leiam!!
( ^‐^)_

"Inesperadamente, Bilbo Bolseiro, um hobbit de vida confortável e tranquila no Condado recebe a visita de 13 anões e Gandalf que o arrastam em uma jornada através das montanhas e das terras ermas enfretando trolls, orcs, wargs, elfos para o resgate de um tesouro muito bem guardado por Smaug, o dragão. Bilbo se vê em diversas confusões e encontra algo que mudaria não só sua vida como de toda Terra-Média. "

Sinopse via Skoob

Se não me engano, essa foi a primeira história que J.R.R. Tolkien contou sobre as criaturas chamadas hobbits, "que são seres pequenos, cerca de metade da nossa altura e menores que os anões".
A continuação direta dessa história segue-se na trilogia de O Senhor dos Anéis, A Sociedade do AnelAs Duas TorresO Retorno do Rei.


Confesso que perto de O Senhor dos Anéis, O Hobbit passa muito longe de ser uma narrativa envolvente como seu sucessor. Foi difícil lê-lo e cheguei quase que a abandoná-lo.

O protagonista da história é Bilbo Bolseiro, e seu papel nessa jornada é a de ser um ladrão. Como os anões estavam preocupados com o fato de serem 13, Gandalf achou bastante prudente que Bilbo seria o 14º na jornada e também que fosse o ladrão que os anões estavam a procura.

Tolkien conseguiu de uma forma mostrar aos leitores a evolução de Bilbo. De como ele foi se transformando no decorrer da jornada e como isso surpreendeu, não somente a ele, mais os seus 13 companheiros. Parece que Gandalf já suspeitava de suas habilidades e em nenhuma parte desconfia do pequeno, muito diferente dos 13 anões, que desconfiam até ter suas vidas salvas pelo hobbit.

Bilbo se mostrou ótimo em sendo um ladrão, principalmente quando acha o seu maior trunfo. Se em Senhor dos Anéis, eles precisam destruir o Um Anel, em Hobbit vemos como Bilbo o encontra e como ele o utiliza para beneficio próprio e de seus companheiros, sem conhecer sua real natureza e perigo.

Nesse livro é possível conhecer mais um pouco da Terra-Média (mundo fictício criado por Tolkien) e das desavenças que o cercam. Por exemplo, em O Hobbit é explicado o porque anões e elfos nunca se deram bem juntos. Os elfos acusam os anões de roubarem seu tesouro, enquanto os anões contavam que pegavam somente o que lhes eram devido.

Como tema central da história, temos o crescimento pessoal e as diferentes formas de heroísmo, juntamente das causas que levaram ao clímax da história, no capítulo XVII, onde muitos dos vários personagens que aparecem anteriormente voltam para se envolver no conflito. Esse tema seria como uma das experiências pessoais de Tolkien na Primeira Guerra Mundial.

O filme, baseado no livro, tem data prevista para estreia nos cinemas em 14 de dezembro. Foi o trailer que me fez me interessar pelo livro, senão do contrário eu nem teria pego para ler.

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Gesusi, quanta coisa que perdi!

    O novo lay tá lindooo!

    Lelouch pura sedução aí em cima!

    Aiai, vc falando do hobbit me fez lembrar que tenho que temrinar de elr minha mega coleção de livros da Anne Rice!! x_x~


    bjs!

    ResponderExcluir
  2. Saudações


    Não tive a oportunidade de ler este livro. Contudo, deve-se frisar o fator inspiração para a prática da leitura. Sim, pois devemos estar em um momento propício para ler, principalmente em se tratando de uma história que, segundo tu colocaste, quase lhe fez abandonar o livro.

    Entretanto, a evolução dos personagens é uma temática que tem de ser seriamente apreciada. É raro notar isso nas histórias em publicação atualmente e, neste sentido, a obra em questão passa a merecer elogios (tomando por base a sua leitura, AshKey.

    Texto muito bem trabalhado e direto. Parabenizo-te pelo mesmo.
    Seu blog é muito bom, e torço desde agora para que mantenhas este padrão, tanto visual quanto de digitação em si.

    Sucesso.

    Até mais!

    ResponderExcluir

Opinem, comentem, compartilhem, façam como o filme "A Corrente do Bem" e passe adiante!


E Por favor! Sem palavras de baixo escalão, ou que possa denegrir qualquer pessoa. Lembre-se, quem escreveu o post é uma pessoa igual a você (nem melhor e nem pior). Comentários deste tipo serão deletados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...