domingo, 24 de junho de 2012

Amaterasu a deusa do Sol

Olá!!
Existem várias mitologias de acordo com a religião e cultura de cada país. E no meio dessas crendices, existem divindades que são adoradas e temidas por nós.

A cultura japonesa sempre me fascinou (uma parte disso se deve aos animes e mangás), mais uma divindade em si foi uma que me chamou muito a atenção. Amaterasu. Ela já havia aparecido em um mangá que li anteriormente, porém, não fui atrás, até pelo menos jogar Okamiden DS.


Amaterasu que é conhecida também por Amaterasu-Oho-No-Kami e representa o Sol. Vela sobre os homens e os enche de benefícios. Nasceu do olho esquerdo de Izanagi - que foi a divindade responsável, junto com sua irmã e esposa Izanami, da criação do mundo -. Domina o panteão xintoísta, em que figura um certo número de personificações das forças naturais. É representada sempre empunhando um disco solar.


De acordo com o site wikipédia "Amaterasu vivia em uma gruta, em companhia de suas criadas, que lhes teciam cotidianamente um quimono da cor do tempo. Todos os dias de manhã, ela saía para iluminar a Terra. Até o dia em que seu irmão, Susanoo, deus do Oceano jogou um cavalo esfolado nos teares das criadas tecelãs. Assustadas, elas se atropelaram, e uma delas morreu, com seu sexo furado por sua própria laçadeira. A deusa Amaterasu não apreciou a brincadeira. Zangada, recolheu-se em sua gruta e a luz desapareceu. E o pânico foi semeado até no céu, onde viviam os deuses e deusas, que como os humanos, também não enxergavam nada. Eles se reuniram e bolaram uma estratagema. Pediram a Uzume, a mais engraçada das deusas, que os distraísse diante da gruta fechada em que Amaterasu estava amuada. Uzume não usou de meios termos: levantando a saia, pôs-se a dançar provocantemente, exibindo suas partes íntimas com caretas irresistíveis. Estava tão divertida que os deuses desataram na gargalhada... Curiosa, Amaterasu não aguentou: entreabriu a pedra que fechava a gruta, e os deuses lhe estenderam um espelho onde ela viu uma mulher esplêndida. Surpresa, ela se adiantou. Então os deuses agarraram-na e Amaterasu saiu para sempre de sua gruta. O mundo estava salvo."


Acho que a primeira vez que me deparei com essa divindade foi no mangá Tenjho Tenge, aonde aparece no peito da personagem Maya Natsume o Portão do Dragão Amaterasu, onde sua principal habilidade é neutralizar todos os poderes especiais. Esse também é um dos motivos da personagem ser a bainha da espada Reiki. Para saber mais do anime vide post Tenjho Tenge.

Recentemente, comecei a jogar Okamiden para Nintendo DS, um jogo que é uma continuação direta do jogo Okami para Playstation 2. Em Okamiden jogamos com um suposto filho da deusa Amaterasu, conhecido como chibi-terasu, enquanto em Okami jogamos com a própria Amaterasu.


Em Okami, Amaterasu é representada como sendo um lobo, assim como seu filho, cuja missão é derrotar a serpente de oito cabeças Orochi para salvar um vilarejo. Sua arma principal por incrível que pareça, é um disco solar.

Em uma outra oportunidade irei falar do jogo Okamiden DS aqui para vocês. 

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Oi oi doninha~~
    Obrigada pelos sites (^3^)
    Recentemente também 'vi' ela no anime Sailor Moon R xD
    Eu estou assistindo novamente com a Suh e um dos Cardians que aparece é "Amaderasu" que foi baseada na Amaterasu <33
    Não sabia, então vim de curiosa ler sobre ela KKK

    Ja ne~~

    ResponderExcluir
  2. cara, lendo a história, lembrei que assisti um filme [animê] que aparecia essa deusa =]
    mas,não lembro mais do nome =[

    ResponderExcluir

Opinem, comentem, compartilhem, façam como o filme "A Corrente do Bem" e passe adiante!


E Por favor! Sem palavras de baixo escalão, ou que possa denegrir qualquer pessoa. Lembre-se, quem escreveu o post é uma pessoa igual a você (nem melhor e nem pior). Comentários deste tipo serão deletados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...