sábado, 25 de dezembro de 2010

Merry Kurisumasu

Olá!!
Vim aqui a essa hora justamente para fazer um POST ESPECIAL DE NATAL. Já que ano passado eu simplismente fiz um post mixuruco (vide post Feliz Natal).
Então, porque hoje não falar sobre como essa data é comemorada na Terra do Sol Nascente? Já que todos os animes são de lá. É meio óbvio não?

Meu Natal (pelo menos a véspera) não foi lá essas coisas. Acho que auardava demais de algo que era mesmice.  Ou será que é porque eu estou cansada? Afinal, trabalhei 17 dias sem folga só porque a loja vai fechar 3 dias. =/   Mais vamos falar de algo mais feliz. Dei a mim mesma um Nintendo DS Lite de Natal. ^^  Tive que economizar meu primeiro 13º sálario. E valeu a pena. Em breve, semana que vem, estarei falando sobre ele aqui.

Bom, como se sabe, lá no Japão não é como aqui. Ja que lá é uma outra sociedade, um outro mundo. Se você espera entrar em uma casa nipônica na véspera (24 de dezembro) e espera encontrar um peru/chester assado, panetones, frutas e mais alguns pratos deliciosos, você ficará perfeitamente decepcionado. Sim, lá o Natal não é comemora como aqui, já que apenas 1% dos japoneses são cristão. Os outros 99% são budistas e/ou xintoístas.
Só para se ter um ideia, lá o dia 25 de dezembro não é feriado, e é sim, um dia normal de trabalho, já que a celebração acontece mesmo na véspera.
O Natal seria o oposto tanto lá como aqui. Se aqui nós passamos o Natal/Véspera na casa de familiares, lá eles passam o Natal em caso de amigos, ou em festinhas, que aliás, são muitos populares por lá nessa época do ano. Enquanto o Ano Novo já é o contrario. aqui passa-se com os amigos (não é regra) e lá com os familiares.
E como ficam os presentes? Querendo ou não, em todos os países do mundo as vendas aumentam muito nesta época do ano, mais lá funciona (não para todos) a teoria do "faça você mesmo", como visto no episódio 35 de Sakura Card Captor, onde a Sakura Kinomoto faz seu próprio presente para o Yukito.
Foto do site Henshin
Como muitos ja devem ter visto, lá eles tem sim uma árvore de natal, no caso um pinheiro, que são enfeitados da maneira mais linda possível, com lindas bolas metálicas, maças artificais, laços etc.
Bem, em vez de eles fazerem uma ceia como nós fazemos aqui, eles comem apenas frango frito e temperado, embora claro, que a sensação da época seja mesmo os kurisumasu Keeki, que numa boa tradução e simples, seriam os bolos de natal. Já que os japoneses não dispensam um bom doce. O doce é feito com massa pão-de-ló, morangos e creme de leite batido e decorado com papai noel de açúcar.
E sim, lá as crianças acreditam sim no Papai Noel, como aqui provavelmente você ja deve ter acreditado. Pelo menos 70% delas acreditam.
O Ano Novo por lá tem um significado mais religioso do que o Natal, mais isso eu só vou falar na época né?
Enquanto isso vou deixando vocês com um Jingle Bell bem One Pieceano



Um Feliz Natal a todos. ^^

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opinem, comentem, compartilhem, façam como o filme "A Corrente do Bem" e passe adiante!


E Por favor! Sem palavras de baixo escalão, ou que possa denegrir qualquer pessoa. Lembre-se, quem escreveu o post é uma pessoa igual a você (nem melhor e nem pior). Comentários deste tipo serão deletados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...